Após reprovação, empresa cancela aferição de radares em Limeira prevista para amanhã

A pedido da empresa Sentran, responsável pela operação de radares em Limeira, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem) cancelou a aferição de três equipamentos que estavam agendados para verificação nesta sexta-feira (13/08). A medida ocorre depois do próprio Ipem reprovar dois radares em vistoria realizada na última sexta-feira.

Segundo ofício da Secretaria de Mobilidade Urbana, o Ipem deveria aferir neste dia 13 os radares localizados nos seguintes pontos: Via Francisco D’Andréa (anel viário) no km 6 + 510 metros, sentido leste/oeste (10h); Via Antônio Cruañes Filho (anel viário) no km 12 + 280 metros, sentido sul; e Via Francisco D’Andréa (anel viário) no km 5 + 600 metros.

O cancelamento pegou os vereadores da Comissão de Obras da Câmara de Limeira de surpresa. Na sessão desta quinta-feira, o presidente da comissão, Helder do Táxi (MDB) classificou a medida como “muito estranha” e fez uma cobrança pública à Prefeitura, no sentido de suspender as manutenções dos aparelhos até que a aferição seja feita pelo Ipem em nova data.

Como o DJ já mostrou, na sexta-feira foram verificados o radar instalado na Avenida Dona Maria Thereza Silveira de Barros Camargo e o que fica na Via Francisco D’Andrea (anel viário) no km 6, sentido leste/oeste. Ambos foram reprovados pelo Ipem – o primeiro por não gerar imagens das velocidades registradas e o segundo, por divergência de velocidade em duas passagens de 10 verificadas, além de não registrar algumas imagens. Assim, os equipamentos estão impedidos de serem utilizados e devem ficar de fora de operação até nova verificação.

O Ipem esclareceu que, antes dessa verificação, os radares haviam sido aprovados e aptos a serem utilizados. “Os equipamentos estavam com a validade dos certificados prorrogados de acordo com a Portaria Inmetro nº 101/2020”, disse o Ipem.

O órgão informou que emitiu uma notificação metrológica que poderá resultar em autuação e aplicação de penalidade pecuniária. O DJ procurou a empresa Sentran e aguarda posicionamento. O texto será atualizado assim que houver o retorno.

Foto: Câmara Municipal de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.