Retoma Limeira vai cadastrar, capacitar e direcionar limeirenses ao mercado de trabalho

A Prefeitura de Limeira apresentou nesta quinta-feira o programa “Retoma Limeira” para estimular o desenvolvimento econômico no município após o período mais crítico da pandemia. Uma das principais ferramentas do programa é um portal onde será possível construir uma base de dados para cadastrar, capacitar e direcionar os limeirenses ao mercado de trabalho. O lançamento do projeto foi antecipado pelo Diário de Justiça (leia aqui)

Botion informou que o Retoma Limeira está inserido no Programa Permanente de Desenvolvimento Econômico e Social do Município. “Desde o início da nossa gestão, com exceção de 2020, atividades já foram executadas, como o mês do emprego e desenvolvimento. O Retoma Limeira terá ações focadas para diferentes áreas e, nesse momento, será para a empregabilidade”, descreveu.

Almiral ficou encarregado em detalhar o programa e informou que a meta é  buscar formas de qualificação para melhorar o ambiente às empresas e aos limeirenses. “O processo é abrangente e vamos fazer a intermediação direta com o mercado de trabalho”, explicou.

O secretário exemplificou que, em reuniões com a Acil, foi identificado a dificuldade grande rotatividade de pessoas no comércio e, a partir dessa constatação, foi desenvolvido um fluxograma em parceria com a instituição para execução de uma triagem dos candidatos. “Dessa forma, ele será destinado para dois cursos, um deles comportamental e o outro, profissionalizante. A ideia é poder futuramente oferecer um certificado com a chancela da Acil, do Time de Emprego e da Prefeitura de Limeira, para valorizar esse profissional”, mencionou.

Dentro das ações do Retoma de Limeira, o cadastro dos limeirenses será feito numa seção no site da Prefeitura de Limeira (www.limeira.sp.gov.br/retomalimeira) e as pessoas vão poder informar qual a área de maior interesse. “Será possível montar uma base de dados de áreas com maior demanda e promover cursos para capacitar essas pessoas. Além disso, como teremos o cadastro das pessoas, diante do surgimento de cursos que atendam a necessidade delas, notificações poderão ser feitas”, completou Almiral.

Os objetivos do programa serão capacitar e qualificar mão de obra para acesso ao mercado de trabalho, oferta de treinamentos gratuitos, fomentar o empreendedorismo, estimular ações para o turismo de negócios, redução de rotatividade de pessoas nas empresas e promoção do desenvolvimento local.

Para o presidente da Acil, o lançamento do programa ocorre em momento oportuno. “Temos mantido um relacionamento estreito e conseguimos formar esse tripé: Prefeitura, Acil e Sebrae, que trabalham juntas para mais apoio e estruturação. No comércio, por exemplo, não há muitas oportunidades para reciclagem dos trabalhadores para ele permaneça na empresa. Com o programa, haverá melhores empregos e melhores funcionários”, resumiu.

O prefeito Mario Botion lançou o programa juntamente com o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Tito Almiral, do presidente da Associação Comercial e Industrial de Limeira (Acil), José Mário Bozza Gazzetta, e da primeira-dama Roberta Botion.

Foto: Denis Martins/Diário de Justiça

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.