Americana pretende vacinar 33,7 mil pessoas do grupo prioritário

A Prefeitura de Americana, que definiu seu calendário de imunização contra a Covid-19 na semana passada, pretende vacinar inicialmente 33,7 mil pessoas que integram o grupo prioritário, composto por pessoas idosas e profissionais da saúde.

Com a aprovação de uso emergencial da CoronaVac e da vacina de Oxford, liberadas neste domingo (17) pela Anvisa, a cidade aguarda a chegada das doses para colocar o plano de vacinação em prática. Na cidade, a vacinação irá ocorrer em sete pontos fixos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h e aos sábados em sistema drive thru, das 8h às 17h, além de dois postos volantes para as instituições de longa permanência para idosos e pacientes acamados.

De acordo a Secretaria Municipal de Saúde, em Americana existem 3.738 profissionais de saúde em atividade e uma população aproximada de 32 mil idosos “A meta da campanha é vacinar 100% desses grupos populacionais. Em relação aos profissionais de saúde, por enquanto não está prevista pelo Estado a vacina para os que trabalham em consultórios e clínicas particulares, o que deverá ocorrer em outro momento. Tanto nos hospitais quanto nas unidades básicas e de pronto-atendimento, a vacinação será efetuada pelos próprios profissionais que atuam nas instituições”, informou a Prefeitura.

O prefeito Chico Sardelli (PV) disse que a cidade está preparada e que espera pelo sucesso da vacinação. “Estamos na expectativa de sucesso deste plano de imunização que pretende garantir a segurança e a saúde dos americanenses. Esta é a primeira fase da vacinação e quero ressaltar que estamos preparados para atender todo o público-alvo, sem necessidade de aglomeração nos postos de vacinação”, destacou.

Duas equipes volantes irão atender pacientes acamados assistidos pela Unidade de Atendimento Domiciliar (UAD) e os residentes das 25 Instituição de Longa Permanência para Idosos(ILPI) do município. “Essas equipes serão compostas por profissionais da UAD, Vigilância Epidemiológica e Estratégia Saúde da Família (ESF). A campanha irá mobilizar cerca de 70 funcionários exclusivamente na ação, com apoio da Guarda Civil Municipal, Unidade de Transporte e Sistema Viário, Secretaria de Educação, Secretaria de Esportes e instituições particulares de ensino que têm contrato firmado para estágio nas diversas áreas da Secretaria de Saúde. Em todos os pontos de vacinação haverá um fluxo independente, para evitar aglomerações. Os candidatos à vacina deverão observar as datas conforme o calendário e apresentar documento de identificação, como RG ou CPF e, preferencialmente, o cartão SUS”, finalizou o Executivo.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.