Americana pode ter lei para incentivar doação de medula óssea

Um projeto de lei em trâmite na Câmara de Americana propõe a criação do programa de incentivo à doação de medula óssea e plaquetas no Município. A propositura é de autoria do vereador Vagner Malheiros (PSDB) e está em trâmite.

Caso aprovada, a proposta prevê ações como palestras, campanhas publicitárias institucionais e utilização de recursos auxiliares como folders, adesivos, vídeos informativos, entre outros.

Além das atividades, o projeto cria o Dia Municipal do Doador de Medula Óssea e Plaquetas, a ser comemorado no dia 18 de agosto. “No dia referido, poderão ser homenageados os doadores de medula óssea e plaquetas e serão realizadas outras atividades relativas à comemoração, a fim de estimular e conscientizar a população de sua importância”, prevê a proposta.

Malheiros cita na justificativa que o transplante de medula óssea pode ser a única esperança de cura. “Muitas vezes, é a última ou única esperança de cura para milhares de pessoas que são acometidas de doenças no sangue e a doação de plaquetas ajuda na recuperação de diversos pacientes, principalmente os que estão passando pelo tratamento de câncer, cirurgias cardíacas, vítimas de traumas e queimaduras, se faz necessário fomentar o debate e a divulgação de programas que incentivem e mostrem à sociedade a importância do cadastramento para a doação de medula e da doação de plaquetas. Já as plaquetas provenientes da medula óssea, são fundamentais para a coagulação do sangue”, argumentou o autor da proposta.

O projeto é avaliado pelas comissões da Casa antes de ir à votação.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.