Vereador de Americana quer proibir condenados pela Lei Maria da Penha em cargos comissionados

Vereador em Americana (SP), Vagner Malheiros (PSDB) protocolou na Câmara um projeto de lei que, caso aprovado, impede que condenados pela Lei Maria da Penha (11.340/06) sejam nomeados em cargos comissionados ou função gratificada. Além disso, o parlamentar quer vedar benefícios públicos.

Pela proposta, quem tiver decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, desde a condenação até oito anos após o cumprimento da pena, por crimes tipificados na Lei Maria da Penha, não poderá ser nomeado em cargo comissionado na Administração Pública Municipal, direta e indireta, bem como em qualquer instituição subvencionadas pelo Município.

As limitações vão além. Malheiros sugere ainda, dentro dos mesmos critérios, a proibição de concessão de benefício social, fiscal, de parcelamento de débitos e outros. “O projeto possui significativas ações de valorização de um bem maior que é a vida, salvaguardando a integridade física e mental das vítimas de violência doméstica e familiar contra a mulher. […] Com essas alterações, pretende-se proteger a probidade administrativa, a moralidade, bem como vedar a possibilidade de condenados em colegiados pelos crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher em assumir cargos na administração pública”, citou na justificativa.
O projeto de lei está em trâmite na Casa e será avaliado pelas comissões.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.