Vereadores querem alterar data de celebração da Semana Nordestina em Limeira

A Semana da Cultura Nordestina, celebrada em Limeira por meio de uma lei vigente desde 2009, poderá ser deslocada do mês de setembro para agosto. É o que prevê um projeto de lei protocolado nesta segunda-feira (23/08) pelos dois vereadores do Republicanos na Casa, Nilton Santos e Francisco Maurino dos Santos, o Ceará.

As comemorações foram instituídas em lei sancionada no ano de 2009 pelo então prefeito Silvio Félix, após a Câmara Municipal aprovar a propositura de Antonio Braz do Nascimento, o Piuí, vereador à época. O texto original previa que a Semana Nordestina fosse celebrada na segunda semana de outubro, em referência à data de nascimento de Catulo da Paixão Cearense (08/10), autor da conhecida música “Luar do Sertão”.

Uma lei proposta dois anos depois pelo mesmo Piuí alterou o texto original e colocou as comemorações para a segunda semana de setembro. O motivo? Fugir das fortes chuvas sazonais que impediam as pessoas de celebrar a data.

Com o novo projeto, Nilton e Ceará querem fixar a Semana da Cultura Nordestina na primeira semana de agosto. Na justificativa, os parlamentares citam apenas que o desejo é aperfeiçoar a lei. O projeto passará pelas comissões antes de ser submetido ao plenário.

A semana foi criada por Piuí como uma forma de homenagear a contribuição que os nordestinos deram a Limeira e divulgar a cultura, música, tradições, gastronomia e arte do povo nordestino em nossa cidade. A semana foi pensada para ser incentivada pela Secretaria Municipal de Cultura, com apresentação de trabalhos culturais de artistas nordestinos, seminários e palestras sobre a contribuição nordestina para a evolução de Limeira, e a divulgação da culinária da região. “Não faltam motivos para nos lembrarmos e sermos gratos às contribuições que nossos irmãos nordestinos legaram a nossa cidade e mesmo ao País, nos mais diferentes campos da atividade humana”, citou Piuí, na justificativa.

Foto: Reprodução Internet

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.