BRK diz que limeirense pode perceber mudança no gosto da água com o agravamento da seca

Em nota divulgada nesta segunda-feira (23), a BRK Ambiental também citou a possibilidade de percepção dos moradores quanto ao gosto da água a partir deste mês. Conforme a concessionária, a qualidade da água bruta captada nos mananciais de Limeira, especialmente no Rio Jaguari, se torna bastante inferior durante as estiagens, o que dificulta o processo de tratamento e exige um maior volume de insumos.

“Com a qualidade inferior da água bruta captada nos rios, o processo de tratamento requer uma maior quantidade de produtos químicos para que se possa garantir a potabilidade da água distribuída à população. Vale ressaltar que Limeira possui um sistema moderno e eficiente, e que a água distribuída na cidade passa por um rigoroso processo de tratamento antes de ser direcionada à população. Todos os parâmetros de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde são atendidos e o trabalho da concessionária é regularmente fiscalizado pela Agência Reguladora (ARES-PCJ) e pela Vigilância Sanitária do município”, explica o gerente de operações da BRK Ambiental em Limeira, Rogério Lima.

Para monitorar todo o percurso da água, desde a captação no rio até as ligações nos imóveis, a BRK Ambiental diz que realiza mais de 7.700 análises mensais, em média, no município; quantidade duas vezes superior ao previsto pela legislação. Também diz que a população pode acompanhar esse monitoramento em relatórios mensais que são disponibilizados no site da concessionária – www.brkambiental.com.br/limeira/relatorios-de-qualidade.

Em caso de dúvidas ou para mais informações sobre a qualidade da água recebida nos imóveis, os moradores de Limeira podem solicitar o Laboratório Móvel, uma unidade de atendimento itinerante que realiza a análise da água direto dos imóveis dos clientes. O serviço é gratuito e pode ser acionado pelo 0800-7710001.

Necessidade de uso consciente da água

Mais cedo, o DJ mostrou o levantamento que indica que cada limeirense tem consumido, em média, 70 litros de água a mais por dia que o recomendado pelo ONU (leia aqui). O pedido neste momento é para o uso consciente, sendo a prioridade para necessidades de alimentação e higiene pessoal.

Outras atividades, como lavar calçadas e carros devem ser adiadas ou substituídas pelo uso de água reaproveitada, reforçou o gerente da concessionária.

Página com informações sobre as condições dos mananciais

A BRK Ambiental disponibiliza uma página exclusiva na internet com informações sobre as condições dos mananciais responsáveis pelo abastecimento de água em Limeira, além de dados sobre os índices de chuvas. Nesta página, a população também pode acompanhar as principais obras e ações da concessionária para o enfrentamento deste período mais seco do ano, além de encontrar dicas sobre como tornar o consumo de água mais eficiente. Acesse https://jogandojuntopelaagua.com.br/.

Foto: Diário de Justiça

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.