Vereadores apresentam projeto para fechar zoológico de Limeira

Os vereadores Jorge de Freitas (PSD) e Tatiane Lopes (Podemos) apresentaram projeto de lei, na Câmara Municipal de Limeira, para proibir a manutenção de animais silvestres em exposição, amostra ou visitação no zoológico local. Na prática, caso a proposta seja aprovada, praticamente inviabiliza o funcionamento do zoo, que fica no Horto Florestal de Limeira.

No texto, os parlamentares citam, inclusive, os destinos que devem ter os animais que hoje estão abrigados no zoológico: transferência para santuários que tenham condições de recebê-los; reintrodução ao meio ambiente, se for considerada viável a sua adaptação; adoção por organização de proteção aos animais; ou transferência para centro de preservação da fauna silvestre.

O projeto estipula um prazo de 24 meses (2 anos) para a efetivação da transferência dos animais.

Na justificativa, eles citam que acabar com a exposição de animais tem sido uma tendência mundial. “A Costa Rica já determinou o fechamento dos zoológicos no País. Como se não bastasse todos os problemas já elencados, acidentes com animais em zoológicos ocorrem frequentemente, como o fato que aconteceu com o garoto que perdeu o braço em um zoológico em Cascavel, ou com o gorila em Cincinnati que foi sacrificado porque uma criança caiu em sua jaula”, apontam.

Jorge e Tatiane mencionam que animais de vida livre são caçados e capturados para irem a zoológicos e servirem de atração recreativa e de geração de lucro. “É muito comum que animais vivendo em cativeiro sofram de depressão. Possivelmente, alguém que já entrou num desses lugares já presenciou algum comportamento anormal por parte dos animais, como andar de um lado para o outro, balançar a cabeça e até a automutilação. Por mais estruturado que sejam, os zoológicos não podem fornecer o espaço adequado que os animais possuem na natureza”, dizem.

Em ofício assinado em julho e entregue ao gabinete da então vereadora Constância Félix (PDT), a Secretaria de Meio Ambiente de Limeira informou que 246 animais viviam no zoológico local. No entanto, após a pandemia, o espaço ainda não funcionava normalmente, pois reformas, como acessibilidade e troca de placas de identificação dos animais, eram necessárias antes da reabertura ao público. A situação permanece.

O projeto dos vereadores será encaminhado às comissões da Câmara e precisa avançar para ser incluído na pauta de votação.

Foto: Prefeitura de Limeira/Arquivo

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.