Vereadora de Limeira pede indicação de áreas para heliponto

A implantação de um heliponto, local para pouso de helicópteros, é tema de novo documento protocolado pela vereadora Terezinha da Santa Casa (PL) na Câmara Municipal de Limeira. Ela quer que a Prefeitura avalie e informe quais áreas estão disponíveis para a construção da iniciativa de modo a atender a demanda dos hospitais locais.

Em agosto, a parlamentar fez um requerimento ao Executivo pedindo informações à Prefeitura sobre projeto e estudos para o heliponto. A instalação, segundo a parlamentar, é pensada para o atendimento das demandas dos hospitais de Limeira em relação ao transporte de órgãos captados para transplantes, atendimentos de urgência e emergência e de outras necessidades.

No mês de julho, um idoso vítima de incêndio em Itatiba (SP) foi transferido para a Santa Casa de Limeira, considerada referência no tratamento de queimaduras. O paciente foi trazido a Limeira por um helicóptero Águia, que precisou pousar, de forma improvisada, no estacionamento de um supermercado na região. Dali, o paciente foi levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) até o hospital.

Conforme a coluna Rodapé informou, no final de setembro, o secretário municipal de Saúde, Vitor Couto dos Santos, respondeu à parlamentar dizendo que não havia, no plano de gestão 2021-2024, previsão orçamentária para implantação do empreendimento em Limeira.

Agora, Terezinha insiste que é fundamental que o Executivo informe quais as áreas disponíveis para posterior análise e estudos pelos órgãos competentes. “É de suma importância que Limeira tenha um heliponto para atender as demandas dos hospitais locais, seja para o transporte de órgãos captados para transplantes, bem como para os atendimentos de casos de urgência e emergência e de outras necessidades [grandes queimaduras e de alta complexidade, onde Limeira é referência]”, justificou.

A Santa Casa de Limeira atende 26 municípios do Sistema Único de Saúde (SUS) em casos de alta e média complexidade, além de contar com a Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), características que resultam em demanda de transferência e recebimento de pacientes.

A indicação da parlamentar será enviada ao Executivo.

Foto: Divulgação/Anac

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.