Desde que Limeira atingiu o colégio de 200 mil eleitores, no ano de 2012, a cidade passou a ter o direito ao segundo turno nas eleições para o Executivo, sistema criado para garantir legitimidade ao representante eleito.
Para escolher o prefeito de uma cidade, vence o pleito aquele que obtiver mais votos válidos, mas, em municípios com mais de 200 mil eleitores, é necessário que o candidato atinja a maioria absoluta no primeiro turno. Se isso não ocorrer, acontece o segundo turno.
Em 2012, havia quatro candidatos a prefeito. Paulo Hadich (PSB) foi eleito com 70.599 votos, o equivalente a 71,63% dos votos válidos. O então candidato Lusenrique Quintal (PSD) apareceu com votação zerada, pois tinha candidatura sub judice – só liberada depois das eleições, quando reverteu a decisão que havia cassado seu registro de candidatura, e ainda assim insuficiente para levar ao segundo turno. Os outros candidatos, Eliseu Daniel (DEM) e Kleber Leite (PTB), receberam, respectivamente, 18.882 e 9.514 votos. Foi a primeira vez que o eleitorado de Limeira dispensou o segundo turno.
Em 2016, Mario Botion (PSD) recebeu 71.827 votos, o equivalente a 51,23%, liquidando a fatura em primeiro turno. O segundo colocado foi Murilo Félix (PDT), com 27.143 votos, correspondentes a 19,36% – os dois estão na disputa este ano. Também participaram do pleito Eliseu Daniel, do PSDB (que também concorre em 2020), Paulo Hadich (PSB), Abraão de Jesus (PSL), Cláudio Marques (PT) e Dilan Carli (PSOL). Foi a segunda vez que o eleitorado de Limeira dispensou o segundo turno.
Neste domingo, são 11 candidatos que disputam a principal cadeira do Edifício Prada. O alto número de candidatos favorece maior distribuição de votos. As três pesquisas eleitorais que foram registradas e divulgadas indicaram empate técnico entre três candidatos – Mario Botion (PSD), Murilo Félix (Podemos) e Mayra Costa (Cidadania).
Caso nenhum dos 11 candidatos consiga acima de 50% dos votos válidos neste domingo, sem contar brancos e nulos, o segundo turno está marcado para 29 de novembro e contará com a presença dos dois mais votados nas urnas na primeira etapa.
Deixe uma resposta