Tarifa de energia em Limeira e região terá aumento médio de 7% a partir de domingo

A partir deste domingo (27/08), entram em vigor as novas tarifas da Neoenergia Elektro, concessionária que fornece energia elétrica para Limeira, Iracemápolis, Cordeirópolis e região. Os índices foram aprovados pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta terça-feira (22).

O reajuste médio será de 7,17% para os consumidores. Para os consumidores em alta tensão, o aumento será de 3,15%, enquanto, para os de baixa tensão, o índice será 9,53%. A média, portanto, fica em 7,1%.

O reajuste de 2023 é menor que o aplicado no ano passado, que chegou a 15,7%. A Elektro atende, aproximadamente, 2,9 milhões de unidades consumidoras em 223 municípios de São Paulo e cinco do Mato Grosso do Sul.

“Os fatores que mais impactaram nos índices foram os componentes financeiros, os custos de transmissão e os encargos setoriais. O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 [>= 230 kV], A2 [de 88 a 138 kV], A3 [69 kV] e A4 [de 2,3 a 25 kV]. Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 [Residencial e subclasse residencial baixa renda]; B2 [Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural]; B3 [Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio]; e B4 [Iluminação pública]”, diz o comunicado da Aneel.

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.