Sem telemetria, Iracemápolis tem novo vazamento em reservatório

Vídeo gravado por populares de Iracemápolis, na madrugada desta sexta-feira (22/07), mostra novo transbordamento e vazamento de água no reservatório localizado no Jd. Cidade Nova. O fato trouxe à pauta, novamente, a ausência da telemetria, sistema de monitoramento de nível dos reservatórios locais.

O Departamento de Água e Esgoto de Iracemápolis informou que, assim que tomou conhecimento do vazamento de água na caixa d’água, equipes foram ao local para sanar o problema o mais rápido possível.

Na manhã desta sexta-feira, o vereador Jean Ferreira (Cidadania), presidente da Câmara Municipal de Iracemápolis, protocolou novo requerimento cobrando a implementação do monitoramento, reivindicado por parlamentares desde janeiro diante do desperdício de água durante a crise hídrica – a cidade está sob racionamento desde dezembro de 2021.

Para a telemetria, medidores foram instalados na entrada de água bruta, na saída de água tratada da ETA e nas saídas das chamadas “caixas d’água”. Os sensores também foram colocados nos reservatórios “Pulmão” e reservatório de concreto do bairro Ometto Pavan; Reservatório Centro; Reservatório Jardim Iracema; Reservatório Paineiras; Reservatório Alvorada; Reservatório Amarelo do bairro Cidade Nova e Reservatório da antiga ETA. Ficaram de fora os reservatórios do Campo Verde, da nova ETA e da Cidade Nova (onde ocorreu o vazamento desta sexta-feira), que não foram contemplados na época da contratação.

O computador que monitorava o nível dos reservatórios “queimou” no início do ano e o banco de dados se perdeu. A empresa que responsável pelo sistema se “desmanchou” e os funcionários passaram a trabalhar de forma autônoma.

Sem conseguir fazer o reparo, a Prefeitura de Iracemápolis abriu licitação para contratar uma nova empresa e refazer os medidores que não funcionam, além de fornecer um novo software de telemetria e a manutenção dos equipamentos em todos os reservatórios.

O Executivo informou que a contratação de empresa de telemetria vai ampliar o monitoramento para que não ocorram novos vazamentos. “Neste momento, a licitação encontra-se em fase de recurso. A equipe destaca ainda que possui atendimento 24 horas na Estação de Tratamento e que os munícipes podem fazer contato sempre que identificarem esse tipo de problema [vazamento]. O telefone é o 3456-3924”.

Foto: Reprodução

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.