Sancetur deixa de renovar contrato de experiência de 48 motoristas do transporte escolar de Limeira

A Sancetur, empresa que opera o transporte coletivo e escolar de Limeira, decidiu não renovar o contrato de experiência mantido com 48 motoristas que faziam o serviço de transporte escolar. Além da reorganização dos quadros já anunciada, pesou também o fato de a aula presencial nas escolas estar suspenso, sem prazo determinado para retornar.

O DJ apurou que não houve cortes no transporte coletivo, como temiam o Sindicato dos Trabalhadores de Transporte Urbano de Limeira (Sindtrul) e vereadores que souberam, na sessão de segunda-feira, dos desligamentos.

No início de maio, o DJ mostrou que a Sancetur venceu o pregão do transporte escolar pelo valor de R$ 3,5 milhões. O contrato prevê o atendimento de 200 dias letivos e abrange o período 2021-2022, por meio de vans, micro-ônibus e ônibus. O contrato também prevê transporte para atividades pedagógicas, eventos culturais, datas comemorativas e gincanas culturais.

A pandemia, porém, afetou todo o ritmo das atividades escolares. Desde o início do mês, as aulas presenciais foram suspensas. O recesso escolar foi antecipado e, no último dia 21, as aulas na rede municipal de ensino foram retomadas, mas de forma remota devido ao agravamento dos casos de Covid-19 em Limeira. As restrições valem, pelo menos, até o próximo dia 30, mas é possível que as aulas remotas sejam estendidas, o que depende dos indicadores locais e do Plano São Paulo de Enfrentamento à Covid-19.

Para cumprir o contrato do transporte escolar, a Sancetur fez contratos de experiência com 48 motoristas, pelo tempo de 45 dias, prorrogável pelo mesmo período. Como o primeiro prazo expirou e não há aulas presenciais, a Sancetur optou por não renovar os contratos. Quando o ensino presencial for retomado, os profissionais devem ser recontratados.

Em ofício enviado à Comissão de Serviços Públicos da Câmara Municipal de Limeira no início de junho, o secretário da Educação, André Luís De Francesco, informa que, em média, 670 alunos da rede utilizam o transporte escolar municipal, em 34 linhas, sendo 555 alunos do ensino fundamental e 115 do ensino infantil.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.