Rodapé – Um café de notícias para começar o dia bem informado (24/06/22)

CADASTRO ATUALIZADO
O Cras CEU recebe neste sábado (25/06), das 8h às 14h, o mutirão para atualização do Cadastro Único. A ação é realizada pelo Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal). A atualização dos dados deve ser feita pelas famílias e/ou indivíduos que possuem o CadÚnico e não fazem o procedimento há mais de dois anos. Caso o cadastro não seja atualizado, o benefício poderá ser suspenso e posteriormente cancelado. O atendimento deve ser agendado nos telefones 3451-2650, 3442-9086 ou 3442-9097. O Cras CEU fica na Rua Prefeito Ary Levy Pereira, Bairro Geada.

EMPRESAS ATIVAS
O número de empresas e outras organizações ativas no Brasil cresceu 3,7% entre 2019 e 2020, chegando a 5,4 milhões. Mesmo com esse aumento, o total de pessoas ocupadas assalariadas em empresas diminuiu 1,8% no mesmo período, o que significa 825,3 mil postos de trabalho formais a menos no país. As mulheres foram as que mais perderam postos de trabalho. Os dados são da pesquisa Estatísticas do Cadastro Central de Empresas (Cempre) 2020 divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (Agência Brasil)

OBRA NA PRAÇA
A Prefeitura de Limeira assinou, no último dia 14 de junho, contrato para a reforma e requalificação da praça João Soares Pompeu, na Avenida Maria Buzolin. A obra será custeada pela linha Finisa, da Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 1.495.845. A vencedora da licitação, Bramer Construtora e Paisagismo, terá prazo de cinco meses para executar o trabalho a partir da ordem de serviço. Os comerciantes do entorno serão deslocados, provisoriamente, para outro local.

GASTO EM ORGANIZAÇÕES SOCIAIS
O Plenário do Senado aprovou um projeto de decreto legislativo (PDL) que suspende uma portaria da Secretaria do Tesouro Nacional, do Ministério da Economia, e, com isso, assegura o pagamento de salário dos trabalhadores contratados pelo poder público por meio de organizações sociais (OSs). A portaria inclui as despesas com recursos humanos das entidades parceiras no limite imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal. O PDL segue para promulgação. Segundo o projeto de decreto legislativo, os gastos com essas organizações passam a ser considerados, a partir de janeiro deste ano, no limite da despesa total com pessoal dos entes federados. (ABr)

CAPACITAÇÃO SOBRE GASODUTO
A Defesa Civil de Iracemápolis participou, na última semana, de uma formação sobre gasoduto. A ação foi acompanhada ainda pela Coordenadoria de Meio Ambiente e representante da GCM. A ação ocorreu no Paço Municipal e foi realizada pela empresa TBG – Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil. Também fizeram parte da formação o Corpo de Bombeiros, empresas da cidade e representantes das Defesa Civil de Limeira e outros órgãos. A empresa prestou esclarecimentos gerais sobre cuidados de segurança e integridade relacionados ao gasoduto. “Os municípios por onde passa o gasoduto têm de ter cuidado adicional para realizar obras nos terrenos próximos e na Faixa de Servidão”, cita a empresa.

BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA
O coração de Dom Pedro I sairá de Portugal, rumo ao Brasil, como parte das comemorações do bicentenário da independência do Brasil. A autorização foi concedida pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira. Ele anunciou, em conferência de imprensa, que deu autorização à vinda temporária do coração de D. Pedro para o Brasil, no âmbito das comemorações do bicentenário da independência, após ter tido conhecimento do parecer favorável emitido pelo Instituto de Medicina Legal do Porto. (ABr)

CURSOS NO SENAC
O Senac Limeira e a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura, firmaram parceria para oferecer diversos cursos às pessoas que queiram aumentar as chances de uma oportunidade no mercado de trabalho. Os títulos, com inscrições abertas, são: Porteiro e Vigia, Produtor Cultural, Recreador, Repositor de Mercadorias, Técnico em Teatro e Web Design. São 254 vagas para jovens e adultos e os cursos serão oferecidos gratuitamente à população. As aulas iniciam em 18 de julho e serão conduzidas pelos docentes do Senac Limeira e ocorrerão nos espaços indicados pela Secretaria de Cultura. O interessado deve comparecer aos locais dos cursos a partir de segunda-feira (27/06), ter renda familiar per capita de até dois salários mínimos e se atentar aos demais pré-requisitos dos cursos.

EM INCÊNDIOS FLORESTAIS
A Câmara dos Deputados aprovou proposta do Senado que permite o uso da aviação agrícola no combate a incêndios florestais. O Projeto de Lei 4629/20, do senador Carlos Fávaro (PSD-MT), segue agora para a sanção presidencial. Conforme o texto aprovado, os planos de contingência para combate a incêndios florestais, elaborados pelos órgãos ambientais, deverão ter diretrizes para o uso da frota aeroagrícola. (Agência Câmara)

DOANDO SANGUE
Na manhã desta quinta-feira (23/06), policiais militares pertencentes à 1ª Cia. da PM de Limeira, sob comando do Capitão PM Herlon de Paula, compareceram ao Banco de Sangue para doação de sangue. O objetivo foi ajudar a Santa Casa e estimular outras pessoas a colaborar nesta causa que ajuda a salvar vidas.

RESERVA PARA AUTISTAS
A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que prevê a reserva de vagas próximas aos acessos de circulação de pedestres, devidamente sinalizadas, para veículos que transportem pessoa com Transtorno do Espectro Autista, em todas as áreas de estacionamento aberto ao público, de uso público ou privado de uso coletivo e em vias públicas. Os veículos deverão exibir, em local de ampla visibilidade, a credencial de beneficiário, a ser confeccionada e fornecida pelos órgãos de trânsito, com validade em todo o território nacional. (Agência Câmara)

VACINAÇÃO CONTRA GRIPE
A Secretaria de Saúde de Limeira liberou a vacinação da gripe para a população em geral acima de 40 anos. A medida leva em consideração a chegada do inverno e o estoque de vacinas do município, além de seguir orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde. A imunização está disponível em 18 unidades.

ENSINO RURAL
O presidente Jair Bolsonaro vetou integralmente o projeto de lei que permitiria aos estudantes da zona rural dividir seus meses de ensino entre aulas teóricas em sala de aula e atividades práticas no campo. De acordo com as justificativas para o veto, publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (23), a matéria seria inconstitucional e contraria o interesse público por considerar essa opção apenas para as “escolas de campo”. O projeto, aprovado no Senado no final de maio e relatado pelo ex-senador Pedro Chaves (MS), inclui essa metodologia na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). (Agência Senado)

VIU ESSA?
“Sem dúvida que, o Brasil passando a ter assento na OCDE, que congrega embaixadores da maioria dos países da União Europeia, passaremos a ter um diálogo privilegiado com esses países. Esse sim, é um fator facilitador para que possamos transmitir a esses países a visão brasileira sobre todos esses assuntos que temos aqui: meio ambiente, produtividade, inclusão social e governança pública e privada”

Chanceler Carlos França, sobre o processo de adesão do Brasil à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.