Rodapé – Um café de notícias para começar o dia bem informado (22/11/21)

LIMPEZA DE BUEIROS
Questionada pela vereadora Constância Félix sobre a limpeza de bueiros em Limeira, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos emitiu um balanço dos trabalhos de janeiro a setembro. “Foram utilizadas 42 horas de limpeza manual de tubulações, 1.201 horas de limpeza mecânica com hidrojato de alta potência [vac-all] e 967 horas de limpeza mecânica com hidrojato de alta pressão e sugador de alta potência [roots]. Também houve diversas reposições de peças [lajes, grades] e horas de serviços civis [pedreiro, ajudante] mantendo assim o sistema operacional”, informou a pasta.

ADOÇÃO DE DEFICIENTES
A Frente Parlamentar de Apoio à Adoção, da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), se reuniu na sexta-feira (19/11) para abordar o tema das crianças com deficiência. O evento foi organizado pelo deputado Caio França (PSB) e contou com a presença do diretor financeiro da Angaad (Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção), Luciano Pedro Estevão. O diretor apontou que, segundo dados do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), apenas 2,5% dos 30 mil pretendentes à adoção no Brasil adotariam crianças com algum tipo de deficiência física ou intelectual. O CNJ indica que 5 mil crianças e adolescentes estão aptos para adoção, sendo 15,5 % detentoras de alguma deficiência, porém, as restrições impostas pela maioria dos pretendentes impedem o aceleramento do processo e o esvaziamento dos centros de acolhimento.

MAIS GUARDAS NA RUA
A Guarda Civil Municipal de Limeira conclui a formação de 19 guardas que passarão a atuar nas ruas, em defesa do cidadão, a partir de dezembro. Segundo o secretário municipal de Segurança Pública, Wagner Marchi, os futuros profissionais ainda estão finalizando os cursos de aprimoramento para integrar a tropa.

SEM FINAL DE SEMANA NO BOM PRATO
Em resposta enviada à deputada estadual Marcia Lia (PT), que pediu a reabertura de 30 unidades do Bom Prato aos finais de semana e feriados, inclusive a de Limeira, a Secretaria de Assistência Social do Estado de São Paulo diz que, com o fim das restrições, a retomada gradual das atividades econômicas e a reabertura de comércio, serviços e demais órgãos públicos e privados, a procura por refeições no Bom Prato diminuiu, principalmente aos finais de semana e feriados. Com isso, “as atividades excepcionais perdem sentido, devendo então voltarmos ao atendimento previsto pelas parcerias firmadas” entre a Secretaria de Assistência Social e a organização da sociedade civil que administra as unidades”, informou.

EM LOCAL MAIS SEGURO
Os veículos pertencentes à Prefeitura de Limeira e sob a responsabilidade da Secretaria Municipal da Educação deixaram o pátio do Parque Cidade e foram transferidos ao terreno da antiga sede da GCM, na Marginal Tatu, por questões de segurança. É que os ônibus foram avariados e houve acordo com a pasta da Segurança Pública para maior segurança do bem patrimonial público e para evitar maiores prejuízo ao erário público. Ao todo, são mantidos 9 ônibus no novo local.

ENEM NO TCU
O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Walton Alencar Rodrigues negou o pedido de afastamento do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas. A medida cautelar foi proposta por nove deputados federais após o pedido de exoneração de 37 servidores da autarquia, que relataram intervenção política na gestão do Inep e falhas de segurança no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os parlamentares solicitaram a apuração de possíveis irregularidade quanto às questões do Enem e sigilo das provas, a fiscalização para avaliar o impacto da demissão dos servidores, a lisura do exame e atuação dos órgãos governamentais e a recomendação de adequações necessárias à viabilização das provas.

UBS ADIADA
O secretário de Saúde de Limeira, Vitor Santos, confirmou ao vereador João Antunes (Podemos), o Bano, que a UBS do Jd. Campo Belo ficou para 2022. Ele citou que a pasta precisou concentrar esforços e recursos no combate à pandemia neste ano e falou que detalhes sobre a atuação da UBS e questões administrativas ainda estão em estudo na pasta.

IDOSO NA UNIVERSIDADE
A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH) tem reunião marcada para esta terça-feira (23/11), com 25 itens na pauta. Um deles é o projeto que incentiva o ingresso de idosos com mais de 70 anos, sem curso superior, nas universidades públicas federais (PL 4.662/2019). De iniciativa do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) e relatado pela senadora Leila Barros (Cidadania), o texto busca garantir a vaga do idoso sem a necessidade de processo seletivo. O projeto altera a Lei de Cotas (Lei 12.711, de 2012) para estender as políticas de inclusão educacional, que já são garantidas por questões de raça e de deficiência, aos idosos.

CENTRO DE MEMÓRIA ITALIANA
Em reunião do Condephali em fins de outubro, foi debatida a questão de criação de novos museus em Limeira, já que, em 2019, ocorreu uma unificação de vários museus criados por lei, todos integrados ao Museu Major José Levy Sobrinho. Uma sugestão é fomentar a criação de um Centro de Memória Italiana no Bairro do Tatu, com gestão realizada por uma associação de moradores do local, com assistência da equipe do Museu. Existe a possibilidade de solicitação de verbas ao Ministério do Turismo para essa ação.

VIU ESSA?
“Nós estamos com o controle da pandemia nas nossas mãos e depende de cada um de nós a efetividade das ações para pôr fim ao caráter pandêmico dessa doença”

Marcelo Queiroga, ministro da Saúde, em discurso no último sábado, na abertura da Semana Nacional de Mega Vacinação contra a Covid-19.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.