Rodapé – Um café de notícias para começar o dia bem informado (21/07/21)

CENTRO DE LÍNGUAS
Limeira terá uma das 23 unidades do Centro de Estudo de Línguas (CEL) da região de Campinas, pelo governo do Estado de São Paulo. Funcionará na Escola Estadual Castelo Branco, onde serão oferecidos cursos de espanhol e inglês gratuitamente. As matrículas estão abertas para o 2º semestre. A matrícula deve ser feita presencialmente na unidade escolar.

POLÍTICAS PARA MULHERES
Representantes da Procuradoria Especial da Mulher, da Câmara de Limeira, se reuniram nesta terça-feira (20/07) com a coordenadora de Políticas para a Mulher, Edna Sandra Martins, na sede da Secretaria da Justiça e da Cidadania, em São Paulo, para debater estratégias de combate à violência doméstica. Além da Procuradora Especial, Mariana Calsa, também participaram as vereadoras Terezinha da Santa Casa e Tatiane Lopes. O objetivo foi discutir o combate à violência contra a mulher e realizar a entrega de ofício com as principais demandas de Limeira. 

DDM 24 HORAS
Na mesma viagem à capital paulista, a vereadora Mariana Calsa esteve audiência com o delegado-geral da Polícia Civil, Ruy Ferraz Fontes, para pedir a ampliação do combate à violência contra a mulher na cidade. O encontro foi intermediado pelo deputado estadual Murilo Félix. O ofício entregue ao delegado-geral pede o funcionamento da DDM 24 horas por dia, a contratação de funcionários como escrivães e investigadores, além da presença de uma delegada para ampliar o trabalho que já vem sendo desenvolvido pelo delegado Danilo Broetto. 

INCÊNDIO CONTROLADO
A Guarda Civil Municipal de Limeira (GCM) e o Corpo de Bombeiros controlaram nesta quarta-feira (21/07) um princípio de incêndio em uma residência do bairro Chácara São José. Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil, os guardas Sordi e Elvécio faziam o patrulhamento quando perceberam as chamas no quintal da casa, onde havia o armazenamento de recicláveis. Com ajuda de vizinhos, conseguiram conter o fogo até a chegada dos bombeiros, no entanto, as chamas chegaram a atingir 2 metros de altura. A Defesa Civil esteve no local para fazer o rescaldo. Ninguém ficou ferido.

FURTO DE ALAMBRADO
Em outra ocorrência impedida pela GCM, um homem foi flagrado furtando o alambrado do Parque Ecológico em Limeira. No início da tarde (21/07), ele foi visto pelo guarda responsável pela segurança patrimonial cortando o alambrado que cerca o local. O GCM pediu apoio e deteve o autor, bem como um casal com uma Saveiro que já carregava a cerca. O produto seria vendido por R$ 5,00 para o dono da Saveiro.

JULHO SEM PLÁSTICO
Na próxima quarta-feira (28/07), o promotor Rodrigo Sanches Garcia vai ministrar a palestra “Política Municipal de Resíduos: o impacto da gestão de plásticos”. A atividade integra a campanha “Julho sem Plástico” e a transmissão será pelo canal no YouTube da Prefeitura de Limeira (youtube.com/preflimeira), a partir das 10h. Garcia é mestre em direito constitucional pela Unimep e graduado em direito pela PUC Campinas. É especialista em Interesses difusos e coletivos pela Escola Superior do MP-SP. O promotor integra o Grupo de Atuação Especial e Defesa do Meio Ambiente (Gaema), núcleo Campinas. Além disso, é membro do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), representando o Ministério Público.

AÇÃO CONTRA CEROL
A GCM de Limeira intensificou nesta quarta-feira (21/07) as ações para coibir o uso de cerol e linhas cortantes. A campanha “O cerol corta vidas” segue ao longo de todo o ano e visa a segurança de crianças, adolescentes e motociclistas. “As fiscalizações quanto ao uso do cerol e outras linhas cortantes serão realizadas durante os patrulhamentos da GCM”, explicou Wagner Marchi, secretário municipal de Segurança.

VETA, PRESIDENTE!
Não é só a Câmara de Limeira que deve reagir ao Congresso Nacional pela previsão de um “fundão” eleitoral de quase R$ 6 bilhões para o ano que vem. O vereador Claudinho Cosenza (PSDB) apresentou uma moção, na Câmara de Iracemápolis, mas com outro endereço e pedido. É um apelo ao presidente Jair Bolsonaro para que vete o aumento do fundo partidário previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que foi para sua sanção.

METADE CONCLUÍDA
A Prefeitura de Cordeirópolis informou que a obra da Represa Santa Marina, principal aposta para a resolução dos problemas de abastecimento de água na cidade, está 50% concluída. Um dos principais responsáveis pela obra, o engenheiro Tadeu Amaral informou que a represa terá capacidade para conter 1,5 bilhão de litros de água, o suficiente para abastecer o dobro da população do município, hoje próxima de 25 mil habitantes.

SEM MORTES
O Governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (21/07) que o Estado de São Paulo identificou 288 municípios sem novas mortes por Covid-19 registradas na última semana. O balanço reflete o impacto da campanha de vacinação para redução dos casos graves e mortes pela doença. A constatação foi feita a partir de análise dos dados dos dias 14 e 21 de julho e que foram registrados pelas 645 cidades paulistas no Sivep, sistema oficial do Ministério da Saúde.

INQUÉRITO PRORROGADO
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogou por mais 90 dias o inquérito que apura declarações feitas pelo ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro sobre suposta tentativa do presidente Jair Bolsonaro de interferir politicamente na Polícia Federal (PF). O inquérito tinha como prazo final o próximo dia 27, mas, de acordo com o ministro, há necessidade de prosseguimento das investigações, nos termos previstos no artigo 10 do Código de Processo Penal (CPP).

RESPONSABILIDADE SÓ DO ANESTESISTA
Para a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o médico-cirurgião, ainda que seja o chefe da equipe, não pode ser responsabilizado solidariamente por erro médico cometido exclusivamente pelo anestesista. Aplicando esse entendimento, por maioria de votos, o colegiado reformou acórdão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) para restabelecer sentença que atribuiu exclusivamente ao anestesista a responsabilidade pelo erro que levou uma paciente a ficar em estado vegetativo. Em consequência, o juízo negou o pedido de indenização contra o cirurgião-chefe.

VIU NAS REDES?
“Excelente escolha! Tem experiência e é muito articulado no Senado e na Câmara dos Deputados! Certamente vai melhorar a relação do senado com o governo e amplia o apoio do governo!”

Senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), líder do governo na Casa, confirmando ao site Congresso em Foco a ida do senador Ciro Nogueira (PP-PI) para a Casa Civil, no lugar de Luiz Eduardo Ramos.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.