Região Metropolitana de Piracicaba é aprovada e terá 24 cidades

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou, nesta quarta-feira (18/08), o projeto de lei complementar que cria a Região Metropolitana de Piracicaba (RMP). Ela formada por 24 municípios e cerca de 1,5 milhão de habitantes. A proposição segue para sanção do governador João Doria.

O projeto do Executivo paulista chegou à Alesp em 22 de junho e recebeu 12 propostas de emendas, mas passou por apenas uma modificação, que foi a retirada de Laranjal Paulista da lista de cidades da unidade regional. A mudança foi solicitada pelo próprio município.

O prefeito de Laranjal Paulista solicitou a exclusão da cidade em uma audiência pública sobre o tema, que já cidade prefere integrar a microrregião de Botucatu. O deputado estadual Roberto Morais (Cidadania), que atua na região e trabalhou para a criação da unidade regional, explicou que o pedido foi motivado pela falta de certeza se a população poderia continuar tendo atendimento médico em Botucatu, onde está o hospital de referência da cidade.

A região metropolitana contará, então, com 24 municípios – Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Pirassununga, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro. Com exceção de Pirassununga e Santa Cruz da Conceição, os demais já faziam parte da aglomeração urbana de Piracicaba (AU Piracicaba), que deixará de existir.

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.