Rafard decreta estado de calamidade pública após estragos das chuvas

A Prefeitura de Rafard, cidade da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP), decretou calamidade pública em decorrência das chuvas que caíram nos últimos dias e provocaram a elevação do nível do Rio Capivari, atingindo áreas do município. O decreto foi assinado nesta terça-feira (01/02) pelo prefeito Fábio dos Santos (PSL), o Fabinho.

A medida levou em consideração que o Rio Capivari registra sua segunda maior cheia da história – é a maior dos últimos 50 anos. O decreto foi assinado após parecer favorável emitido pela Defesa Civil. O governo estadual já tem ciência da situação de emergência na cidade.

Segundo o decreto, o estado de calamidade pública foi provocado por “desastre considerado anormal”, em razão de enxurradas e inundações bruscas registradas em Rafard. Moradores que se recusarem a atender as orientações da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil para desocupação de áreas de risco serão responsabilizados pelas consequências e danos sofridos, tanto materiais quanto morais.

O decreto do prefeito Fabinho autoriza a mobilização de todos os órgãos em ações para minimizar os estragos da chuva. A medida terá validade por 90 iniciais e pode ser prorrogada. Como o DJ mostrou nesta segunda-feira, Rafard receberá R$ 1 milhão do governo estadual para recuperação urbana dos prejuízos causados pelas enchentes.

Após interdições provocadas pelas chuvas, a Prefeitura informou que a ponte que liga as cidades de Rafard e Capivari está liberada para circulação de veículos.

A Diretoria de Saúde informou que as consultas médicas canceladas devido aos problemas das enchentes, em função dos problemas de locomoção tanto dos profissionais de saúde quanto de pacientes, serão reagendadas assim que possível.

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.