Projeto quer regras para assistência integral a alunos de Limeira com transtorno de aprendizagem

Uma proposta protocolada nesta sexta-feira (12/11) pela vereadora Constância Félix (PDT), na Câmara Municipal de Limeira, quer fixar diretrizes para assistência integral a alunos com transtornos de aprendizagem.

As ações previstas na redação visam criar uma política de acompanhamento integral a estudantes que possuem dislexia, TDAH e demais alunos que apresentem qualquer tipo de transtorno que afete sua capacidade de aprender.

Entre as regras estipuladas ao poder público na redação, estão: dar suporte aos educadores com cursos e aprimoramento com ênfase em transtornos de aprendizagem; disponibilizar, em tempo integral, profissionais com capacitação específica; e promover palestras, seminários e fóruns, com possibilidade de celebração de parcerias, sobre as particularidades dos estudantes com transtornos de aprendizagem.

Na justificativa, a vereadora lembra que a dificuldade no aprendizado em razão de algum transtorno cognitivo afeta diversos estudantes por todo o mundo. “Trata-se de desordens que dificultam o ritmo de aprendizado da pessoa e que deve ser diagnosticado por um profissional capacitado para isso. Com isso, o estudante, ao chegar no ensino fundamental, caso tenha dificuldade de aprendizado, certamente enfrentará situações que podem ser erroneamente interpretadas”, mencionou.

Ela defende campanhas e estratégias que possibilitem a integração dos alunos com transtornos de aprendizagem com o restante da comunidade escolar. “É fundamental que a escola tenha em seu quadro de professores, profissionais com formação específica para trabalhar com alunos que apresentem características especiais”, completou.

O projeto vai tramitar pelas comissões e, avançando, poderá ser votado em plenário.

Foto: Pixabay

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