Projeto quer criar programa preventivo contra diabetes em escolas públicas de Cordeirópolis

Uma proposta apresentada na Câmara Municipal de Cordeirópolis pelo vereador Carlinhos Barbosa (DEM), presidente do Legislativo, quer instituir um programa de prevenção ao diabetes nas creches e escolas públicas da cidade. O objetivo, diz o parlamentar, é detectar alunos diabéticos ou tendentes a desenvolver a doença, encaminhando-os a tratamento de saúde e alimentação adequada.

O projeto de lei, protocolado no último dia 6, prevê a entrega de um questionário padrão aos pais ou responsáveis no ato da matrícula do estudante. Esse formulário tem perguntas para apurar se a criança tem bebido água além do normal, urinado muito, passado mal com tonturas, vistas embaçadas, emagrecimento rápido e se tem histórico de familiares com diabetes.

Caso as respostas sejam positivas, o aluno será encaminhado à rede pública de saúde de Cordeirópolis com prioridade no atendimento em consulta e exames específicos para constatação de problemas de saúde relacionados ao diabetes.

Havendo diagnóstico positivo da doença ou necessidade de prevenção ao seu desenvolvimento, os pais deverão apresentar na unidade escolar o documento médico indicando qual a restrição alimentar do aluno, anexando-se cópia ao prontuário escolar, com encaminhamento das restrições à nutricionista para providências de alimentação diferenciada.

Na justificativa, Carlinhos cita estudos que mostram que, a cada mil crianças, sete tornam-se diabéticas por ano. “São principalmente, menores em idade escolar. O controle inadequado do diabetes representa ameaça ao longo da vida do paciente, pois favorece a precocidade e o risco de males que podem levar à amputação de membros inferiores e morte prematura”, explica.

O projeto será analisado juridicamente antes de ir à votação do plenário.

Foto: Agência Brasil

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.