Projeto quer criar Agosto Lilás em Limeira para conscientização sobre violência doméstica

Projeto de lei apresentado pela vereadora Constância Félix (PDT) na Câmara Municipal de Limeira, nesta quarta-feira (16/03), propõe a inclusão do mês “Agosto Lilás” no calendário oficial de eventos, com o objetivo de conscientizar a população sobre a violência doméstica e suas espécies.

A ideia, segundo a parlamentar, é fomentar o debate sobre os direitos das mulheres e a igualdade de gênero, e promover a mudança de comportamento da sociedade para a redução dos casos de violência doméstica.

O texto prevê a realização de audiências públicas, exposições, palestras, mobilizações, debates, encontros, panfletagens, seminários e outros eventos. A vereador deseja a participação de outros órgãos além do Executivo e Legislativo, com convites à Defensoria Pública do Estado de São Paulo, seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil, delegacias especializadas e entidades civis de proteção dos direitos da mulher.

A propositura também determina que os prédios públicos devem ser iluminados com a luz lilás durante o mês de agosto. “A escolha do mês de agosto como o foco de ações de conscientização, educação e prevenção da violência doméstica é justificada por ser esse o mês de aniversário da Lei 11.340, de 7 de agosto de 2006, conhecida como Lei Maria da Penha, que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher”, justificou Constância.

O projeto será lido e encaminhado às comissões permanentes da Casa.

Foto: Divulgação/TST

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.