Projeto cria Abril Laranja para prevenção contra crueldade contra animais em Limeira

O Calendário Oficial de Eventos de Limeira poderá ganhar mais um período de ações de conscientização. É o que prevê projeto de resolução protocolado pelo vereador Dr. Júlio César Pereira dos Santos (DEM) na Câmara Municipal pedindo a inclusão do mês “Abril Laranja”, voltado à prevenção da crueldade contra os animais.

A intenção do parlamentar é que, neste período, sejam realizadas campanhas com o objetivo de conscientizar e prevenir a crueldade contra os animais, alertando e sensibilizando a população sobre os maus-tratos. O símbolo da campanha será um laço na cor laranja.

Além disso, também estão na pauta palestras de conscientização de proteção aos pets; feiras de adoção; estímulo para a adoção e a guarda responsável de animais domésticos; envolvimento da população, órgãos públicos, imprensa e instituições públicas e privadas sobre o tema; estímulo à concretização de programas e projetos na área; iluminação de prédio públicos com luzes na cor laranja; veiculação de propagandas em mídias sociais e veículos de comunicação; propiciar espaços para informação e convivência; promover caminhadas com animais domésticos, entre outras atividades.

Segundo o vereador, Limeira possui um histórico negativo quando se verifica o cenário de abandono e maus-tratos de animais, em especial cães e gatos. “Estimativa da Alpa [Associação Limeirense de Proteção a Animais] indica cerca de 50 mil animais em situação de rua, vivendo de forma precária. Isso, por si, já representa a ocorrência de maus-tratos, intensificados por conta da crueldade cometida contra estes seres. Tanto que os resgates de cães e gatos vitimados pela ação humana são altos”.

O parlamentar também lembrou o caso do cão Titan, que foi queimado vivo pelo próprio dono e morreu horas depois, em agosto de 2019. “A sociedade, de modo geral, precisa se sensibilizar sobre o problema da crueldade contra os animais, que envolve principalmente o abandono e os maus-tratos”, completa Dr. Júlio. O projeto vai tramitar pelas comissões antes da avaliação em plenário.

Foto: Câmara Municipal de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.