Profissionais da saúde na linha de frente terão prioridade na imunização em Limeira

A Prefeitura de Limeira se manifestou, na tarde desta segunda-feira (18/1), sobre a prioridade da vacinação local contra a Covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde aguarda a chegada das doses e irá priorizar profissionais que atuam nos prontos-atendimentos (PAs), na Unidade de Referência Coronavírus (URC), localizada no Hospital Humanitária, e dos demais hospitais públicos e privados que atuam na linha de frente no combate à doença.

Até o momento, a Prefeitura não recebeu confirmação sobre quando ou a quantidade de doses que serão encaminhadas aos municípios. “De qualquer forma, a Prefeitura tem toda a estrutura necessária para realizar a imunização”, informou. O DJ revelou, mais cedo, que entre 7 mil a 8 mil profissionais de saúde, mais mil pessoas entre idosos e cuidadores nos asilos integram o bloco inicial de vacinação, estes últimos se houver doses suficientes nesta fase.

Na primeira etapa do processo, serão seguidos os critérios do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação, do Ministério da Saúde, complementado pelo Plano Estadual de Imunização, com apoio da Diretoria Regional de Saúde (DRS) de Piracicaba.

“Dessa forma, os primeiros a serem vacinados serão os profissionais da saúde que trabalham na linha de frente – ou seja, que têm contato direto com pacientes de Covid-19. Serão priorizados, portanto, os profissionais dos pronto-atendimentos e da Unidade de Referência Coronavírus, bem como dos hospitais públicos e privados de Limeira. Para os equipamentos públicos, a Secretaria de Saúde fará a aplicação das vacinas nos postos de trabalho. Já os hospitais, receberão as doses para fazer a aplicação em seus profissionais. A quantidade de doses será proporcional ao número de profissionais. Havendo doses suficientes para esta etapa, o município vai vacinar também a população idosa que estiver em instituições de abrigos, como asilos”, descreveu.

De acordo com o secretário de Saúde, Vitor Santos, como devem ser aplicadas duas doses da vacina, a quantidade que chegar do Ministério da Saúde deverá ser dividida por dois, para garantir a segunda dose do imunizante aos vacinados nesta primeira etapa, que deverá ser aplicada de 20 a 25 dias após a primeira dose. Os profissionais que se vacinarem receberão o comprovante e as orientações necessárias.

Em um segundo momento, com o recebimento de mais doses, a vacinação se estenderá aos demais profissionais de saúde e idosos, como determina o Plano Nacional de Vacinação. A imunização acontecerá, para este grupo, nas 17 unidades de saúde com sala de vacinação de Limeira. Se necessário, unidades móveis e outros equipamentos de saúde também serão utilizados para aplicação das vacinas. Para evitar aglomeração, o município realizará a vacinação de forma descentralizada.

Cadastro

A Secretaria Municipal de Saúde afirmou, em nota, que o site lançado pelo governo estadual para cadastro para a vacina não condicionará quem e quando deverá tomar a dose. Além disso, o cadastro não é obrigatório. Ou seja, os profissionais de Limeira não precisam se cadastrar, uma vez que todos serão vacinados independente de cadastro, seguindo os critérios determinados pelo Ministério da Saúde e pelo Governo do Estado.

Foto: Prefeitura de Limeira/Divulgação

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.