Prefeitura de Limeira estuda mudança em fluxo da rotatória das Três Avenidas

A Prefeitura de Limeira estuda a viabilidade de mudanças no fluxo do trânsito no entorno da Praça José Ponzo, na conhecida rotatória das Três Avenidas – Piracicaba, Maria Buzolin e Dr. Fabrício Vampré. O objetivo é reduzir o risco de acidentes, principalmente, dos veículos que vêm pela faixa esquerda da Avenida Piracicaba e querem acessar a Fabrício Vampré, atravessando a via da rotatória.

A existência do estudo foi confirmada pela Secretaria de Mobilidade Urbana em ofício assinado pela engenheira Juliana Pereira da Silva e pelo secretário da pasta, Rodrigo Oliveira. O documento chegou neste mês ao gabinete do vereador Dr. Júlio César Pereira dos Santos.

No final de setembro, o parlamentar endereçou requerimento à Prefeitura com questionamentos sobre melhorias na região que dá acesso à Rodovia Deputado Laércio Corte (SP-147), que liga Limeira a Piracicaba. Segundo o vereador, um dos principais problemas está na av. Piracicaba. É que a via está dividida por um canteiro central, ficando duas faixas do lado esquerdo e outras duas do lado direito. No entanto, ocorre confusão quando os motoristas vindos da avenida Piracicaba acessam a rotatória de forma simultânea.

“Os riscos de acidentes são ainda maiores quando estes veículos se cruzam. Por exemplo, um motorista que trafega pelo lado esquerdo da avenida Piracicaba e quer acessar a avenida Dr. Fabrício Vampré pode facilmente colidir com um condutor que está do lado direito da via e busca acessar a rua Farmacêutico Jacob Fanelli e vice-versa. Há uma desorganização no trânsito, que precisa urgentemente ser readequado”, apontou Dr. Júlio.

No ofício, a Secretaria diz que estuda a possibilidade da extinção de um movimento de conflito por meio da canalização do fluxo de veículos da pista da direita da Av. Piracicaba. A ideia é transformá-lo, como sentido obrigatório, em acesso à Maria Buzolin. “Assim, as faixas da pista da esquerda passarão a ter exclusividade para acesso a Av. Dr. Fabrício Vampré e Rodovia SP-147”, informa a pasta.

Em razão do formato da rotatória, a Prefeitura descarta a possibilidade de implantar sistema semafórico na região. “A geometria da rotatória não possui espaço físico/caixa para acomodação dos veículos”, entende a Secretaria.

Dr. Júlio também manifestou preocupação em relação à iluminação verde instalada na rotatória que, segundo ele, pode ser facilmente confundida com um semáforo. “Motoristas distraídos ou desavisados, principalmente de outras cidades, poderiam atravessar a via e colidir com outro veículo que estivesse fazendo a rotatória”, explicou no requerimento.

Em relação a este ponto, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos informou ao parlamentar que fará o serviço de manutenção corretiva para alinhamento dos refletores que destacam os coqueiros. “Com isso, a luz verde não irá mais confundir a visão dos motoristas”, informa a pasta de Mobilidade.

Foto: Reprodução/Google

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.