Para desafogar ônibus, Limeira deve escalonar horário de entrada de trabalhadores

Medida que foi recomendada pelo Governo do Estado de São Paulo para a Região Metropolitana de São Paulo durante a Fase Emergencial, o escalonamento no horário de entrada no trabalho também entrou no radar da Prefeitura de Limeira e será debatido entre o prefeito Mario Botion (PSD) e empresários locais.

A medida não consta em material divulgado ontem pela Secretaria Municipal de Comunicação Social, mas foi informada por Botion, na tarde desta quinta-feira (12/03), diretamente aos vereadores que integram a Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara Municipal de Limeira.

Na Grande São Paulo, a medida foi anunciada como uma recomendação – ou seja, não será obrigatória. As empresas foram orientadas da seguinte forma: trabalhadores da indústria devem entrar entre 5h e 7h no trabalho; depois, é a vez dos empregados em prestação de serviços, das 7h às 9h; e, por último, os funcionários do comércio (só atividades essenciais), entre 9h e 11h.

Esse escalonamento, sugerido para toda a Fase Emergencial do Plano São Paulo de Enfrentamento à Covid-19 (de 15 a 30 de março), tem um objetivo: evitar aglomerações no transporte público (ônibus, trens e metrôs), conforme informado pelo secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.

A medida integra o plano de reduzir a circulação de pelo menos mais 4 milhões de pessoas em todo o Estado durante a fase mais crítica da pandemia. “É natural que os profissionais acabem se aglomerando em alguns horários em relação a outros, por isso, estender em grupos ao longo do dia”, disse o secretário. Com o escalonamento, o poder público estuda manter a frota completa nas ruas.

No diálogo com os vereadores, Botion não detalhou como a ideia será aplicada em Limeira. Disse que vai conversar com representantes de empresas e do comércio para promover o escalonamento, de acordo com cada categoria de serviço.

Como registrado hoje pela coluna Rodapé, Limeira tem hoje circulação de 55% da frota – de 100 veículos, 55 estão nas ruas (leia aqui). O limite mínimo previsto no decreto da Fase Vermelha é 30%. As aglomerações, especialmente em horário de pico, continuam nos ônibus, com queixas e denúncias feitas em redes sociais. Atendendo pedido do Ministério Público, a SOU Limeira anunciou ontem que ampliou horários de três linhas de ônibus, 12, 02 e 107 (leia aqui).

Mesmo com o escalonamento, Limeira não deve colocar de volta a frota completa nas ruas durante a Fase Emergencial, que começa na próxima segunda-feira. Na avaliação de Botion, seria uma contrassenso diante da postura do governo estadual de reduzir a circulação de pessoas para frear o contágio da Covid-19. Por isso, a Prefeitura deve apostar em intervenções pontuais em linhas que receberam queixas e monitoramento nos horários de pico.

Foto: Rodrigo Pereira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.