Obras vão tirar trailers da praça na Maria Buzolin; comerciantes preveem prejuízo

Comerciantes que têm trailers no entorno da Praça João Soares Pompeu, na rotatória da Avenida Maria Buzolin, em Limeira, foram notificados nesta terça-feira (10) pela Prefeitura de Limeira para que deixem o local num prazo de 30 dias. O Executivo informou que obras serão feitas no local. Os proprietários dos trailers alegam estar em desespero com a situação e afirmam que terão prejuízos.

Recentemente, os comerciantes receberam um comunicado sobre a reunião de hoje com representantes das secretarias de Obras e Urbanismo, no auditório da Secretaria da Fazenda. No encontro, foram notificados sobre a obrigação de deixar o local e devem fazer isso num prazo de 30 dias. O DJ foi procurado e, um deles, usou a palavra “desespero” para descrever o sentimento com que receberam a notícia. “Estamos desesperados, pois vamos perder o serviço. Não nos deram garantia de volta”, comentou.

Ao notificar os comerciantes, a Prefeitura citou a Lei Municipal 4.411/2009, que regulamenta a instalação de trailers, e reforçou que os equipamentos devem “estar aptos a serem movidos a  qualquer momento em caso de necessidade ou solicitação do poder público”. “Todo mundo foi notificado ao mesmo tempo, mas ninguém assinou porque não concordamos. Em outras ocasiões, quando fomos conversar sobre o assunto, foi nos prometido um lugar para que todos pudéssemos ficar juntos, mas não é isso que vai ocorrer. Tem pessoas que estão há 20 anos por ali e, simplesmente, nos informaram que temos 30 dias para deixar o local”.

Outra situação que deixou os comerciantes indignados foi a solicitação de nova regularização, além da falta de garantia de que irão retornar à praça. “Pediram para cada um procurar um lugar para ficar, comunicar a fiscalização e pedir autorização para o novo endereço. Questionei sobre o retorno e disseram que não tem previsão. Afirmaram que, quando a obra for concluída, haverá uma nova legislação que estabelecerá os critérios para ficar na praça e quem quiser se estabelecer, deverá atender às novas solicitações e apresentar nova documentação”, concluiu o proprietário do trailer.

Os comerciantes alegaram que a decisão deixou todos inseguros, foi de forma repentina e há trailers com mais de 10 funcionários. “São famílias que dependem daquilo. Em 30 dias você não monta um ponto novo, não estabelece clientela, não consegue comunicar a todos e provavelmente seremos prejudicados porque nem todo mundo vai nos procurar. Foi algo sem empatia, sem consideração. Tinha que ser diferente”, finalizaram.

PRAÇA SERÁ REVITALIZADA

A Prefeitura de Limeira informou que vai iniciar em junho uma ampla reforma da praça . “O contorno da praça será remodelado, todo o piso será trocado, os canteiros serão reformados e haverá novos bancos, brinquedos, infraestrutura e projeto paisagístico. Além disso, serão construídos banheiros com acessibilidade. A reforma da praça está orçada em aproximadamente R$ 1,5 milhão, de recursos do Finisa, e deverá ser concluída no segundo semestre de 2022”, informou.

O prefeito Mario Botion (PSD) citou, por meio de nota, que a reforma é uma etapa do plano de governo e beneficiará toda a população. Quanto aos trailers, o Executivo confirmou que deverão ser deslocados. “A reforma da praça é a primeira etapa de uma ampla revitalização que a Prefeitura de Limeira vai promover em toda a Avenida Maria Buzolin”, concluiu.

Editada às 19h30 para acrescentar a resposta da Prefeitura

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.