Mais de 3,6 mil aguardam 2ª dose em Limeira e Prefeitura vê risco de falta de vacina

A Secretaria Municipal de Saúde informou que, atualmente, faltam cerca de 3.860 doses para completar o esquema vacinal em quem já tomou a primeira imunização com a CoronaVac em Limeira. Deste total, 273 pessoas estão com 28 dias ou mais no prazo, mas não há mais vacinas produzidas pelo Instituto Butantan à disposição no município.

A pasta informa que há risco de Limeira não receber novas doses para abranger todas essas pessoas, já que a produção do Butantan foi interrompida, por falta de insumos.

Desde o início da vacinação, a recomendação do Governo do Estado é de não guardar doses para aplicar a segunda dose. A Prefeitura de Limeira diz ter seguido esta orientação. Mas o Estado inseriu novos grupos para receber a primeira dose – o Plano Estadual de Imunização prevê vacinação prioritária dos profissionais de saúde, para manutenção da força de trabalho na saúde, e dos grupos com maior risco de morbimortalidade – ou seja, idosos e pessoas com comorbidade.

“A Secretaria de Saúde de Limeira é a favor da vacinação de toda a população, porém, quando o Estado coloca outros grupos, como os profissionais da educação e da força de segurança, ele precisa garantir a produção de vacinas e o estoque para aplicação de ambas as doses das vacinas contra a Covid-19”, diz o diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari. Segundo ele, o município ainda está concluindo a vacinação dos idosos e já iniciou a imunização de pessoas com comorbidade.

A Secretaria Estadual de Saúde mandou, no último dia 12 de maio, um formulário para todas os Grupos de Vigilância Epidemiológica (GVEs) do Estado, incluindo Piracicaba, solicitando um “levantamento de doses faltantes de D2 – CoronaVac/Butantan”. O município vai preencher o documento e enviar ao Estado ainda hoje. “Seguimos o cronograma do Governo Estadual na confiança de que teremos doses suficientes para atender aos públicos”, diz Ferrari.

O secretário de Saúde, Vitor Santos, lembra que a pasta tem estoque de AstraZeneca para seguir a vacinação, mas espera que as vacinas continuem sendo enviadas, inclusive de CoronaVac, para completar o esquema vacinal das pessoas que estão para receber o reforço desse imunizante.

Segundo ele, o município cobra, insistentemente, o envio de novas doses e informações prévias de quantas virão. “Via de regra, essa informação chega um dia antes do recebimento. Aliás, até o momento, não sabemos quando virão novas doses para a cidade”, explica ele.

Até o momento, Limeira recebeu 111.190 doses das vacinas contra a Covid-19, sendo 62.605 da CoronaVac e 48.585 da AstraZeneca. Das vacinas recebidas da AstraZeneca, o município teve de devolver 470 doses recebidas do lote de 1.800 recebido para vacinar as forças de segurança. Ao todo, até o momento, 88.005 doses das vacinas foram aplicadas em Limeira, incluindo todas as recebidas da CoronaVac.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.