Justiça de Limeira concede prisão domiciliar a idoso acusado de feminicídio

O juiz da 3ª Vara Criminal de Limeira, Rafael da Cruz Gouveia Linardi, atendeu pedido da defesa e concedeu prisão domiciliar a J.C.C., de 72 anos. Ele responde pelo feminicídio de sua ex-esposa Ivanete Santina Carvalho Candinho, de 52 anos, ocorrido em 1º de junho de 2022.

J. está preso desde o crime. A defesa pediu a substituição da prisão preventiva pela domiciliar, com alegação de que, além de ser idoso e ter bons antecedentes, está com o quadro de saúde agravado. O réu tem dificuldade de locomoção, necessita de auxílio para atividades diárias, está com baixo peso e se queixa de dores intensas.

Considerando o quadro de saúde do réu e a manifestação do Ministério Público, o juiz concedeu prisão domiciliar com a imposição das seguintes medidas cautelares: ele não poderá se ausentar da Comarca, por mais de 10 dias, sem prévia autorização do Juízo, e deverá apresentar relatório médico quinzenalmente à Justiça, para atualizar seu quadro de saúde. Caso descumpra, a prisão domiciliar será revogada e ele voltará ao presídio.

O juiz expediu ordem de liberação nesta quarta-feira (01/02) e não determinou a utilização de tornozeleira eletrônica, já que a comarca de Limeira não dispõe do dispositivo e nem tem os meios adequados para o monitoramento.

As alegações finais já foram juntadas ao processo e agora o juiz vai decidir se J. deve ir a júri popular pelo crime de homicídio triplamente qualificado – cometido contra mulher, por motivo fútil e sem chance de defesa à vítima.

O crime ocorreu em fazenda localizada na região da Rodovia Deputado Laércio Corte (SP-147/Limeira-Piracicaba). Na denúncia apresentada pela promotora Débora Bertolini Ferreira Simonetti, consta que J. e Ivanete foram casados por aproximadamente 20 anos e moravam na fazenda onde trabalhavam. Eles estavam separados havia alguns meses, mas J. não aceitava o término do relacionamento.

A mulher, que trabalhava no serviço de limpeza da fazenda e vivia em moradia separada, aguardava a visita de um homem e, ao passar pela portaria, relatou o fato ao ex-companheiro. No entanto, ele impunha à Ivanete que não levasse companhias para casa. Enquanto ela conversava pelo celular com a irmã, onde reafirmava que aguardava a visita, J. armou-se com uma faca que estava na pia da cozinha e golpeou Ivanete pelas costas. Ela caiu e morreu no local e o acusado foi preso pela Polícia Militar na sequência.

Foto: Pixabay

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.