Jurídico da Câmara de Limeira analisa denúncia de Comissão Processante contra Isabelly

Denúncia com pedido de abertura de Comissão Processante (CP) contra a vereadora Isabelly Carvalho (PT) foi protocolada nesta quarta-feira (14/12) na Câmara Municipal de Limeira. O documento foi encaminhado pelo presidente da Casa, Sidney Pascotto (PSC), o Lemão da Jeová Rafá, à Procuradoria Jurídico-Legislativa para análise.

A representação é assinada pelo empresário Reginaldo Ribeiro e pelo pastor Vilson Finati e tem como alvo a fala de Isabelly durante a sessão da eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Limeira, no último dia 8: “Eu voto pela democracia, eu voto pela pluralidade, eu voto com as mulheres, eu voto acima de tudo pelo fim da Bancada da Bíblia”.

Para os dois, a parlamentar faltou com o decoro em sua manifestação. “A fala da vereadora, como se pode observar, é de cunho preconceituoso e discriminatório, o que perfaz incitar a discriminação ou preconceito, em face das pessoas que expressam a sua fé e sua religião, tendo a Bíblia Sagrada como objeto de culto religioso”, diz o documento.

De acordo com o pedido, a parlamentar se refere à Bíblia em forma de desrespeito. “A fala da vereadora vai de encontro com o sentimento religioso dos denunciantes, que através de seu voto, buscam votar em candidatos que representam seus princípios e valores, e que estes sejam pautados pela bíblia sagrada. Por este motivo, sinto que no pronunciamento há tom discriminatório e preconceituoso, sendo esse nosso sentimento”, aponta o texto.

Os denunciantes pedem a abertura de CP que pode resultar até em cassação do mandato da parlamentar. Não há pedido para afastamento imediato. A vereadora deve se manifestar entre hoje e amanhã sobre a denúncia.

A Executivo Municipal do PT divulgou uma nota sobre o considera ataques ao mandato de Isabelly:

“Foi protocolado no dia 14 de dezembro de 2022, um pedido de Comissão Processante (CP) contra a Vereadora Isabelly Carvalho, com a justificativa sustentada em inverdades que buscam atacar um mandato democraticamente eleito.

O Partido dos Trabalhadores representa um dos maiores partidos políticos da América Latina! Historicamente, sempre se posicionou e colocou-se como instrumento dos despossuídos, dos mais frágeis e mais pobres! Nosso compromisso se mantém firme, nossas pautas continuam voltadas e a serviço de um único propósito: o bem viver de todos os trabalhadores e trabalhadoras!

Enfatizamos que o Partido dos Trabalhadores é veementemente contra todo e qualquer tipo de violência e que o Partido dos Trabalhadores e o mandato da Vereadora Isabelly Carvalho representam uma unidade de luta pelos direitos humanos, pelos mais pobres e frágeis na cidade de Limeira/SP. Nos manifestamos contra esses ataques feitos a vereadora Isabelly Carvalho e nos posicionamos pela defesa irrestrita do mandato sendo totalmente contra esse pedido de abertura de Comissão Processante (CP) contra a companheira Isabelly Carvalho.

Respeitamos a fé e o estado laico! Nossas bases ideológicas também emergiram das comunidades eclesiais de base: não somos contrários à profissão e exercício de fé! Entretanto, nos posicionamos firmementes contra o aparelhamento e utilização da religião como mecanismo de distorcer e atacar pautas que beneficiam e dizem respeito ao conjunto total da sociedade brasileira: que são os direitos humanos!

Ressaltamos que o Partido dos Trabalhadores é diverso e plural, sendo assim um espaço de diálogo com inserção de todas as opiniões que possam construir uma sociedade mais justa com todos aqueles que se colocam em defesa da vida. Dessa forma e por fim, reafirmamos nosso compromisso com o Mandato da Vereadora Isabelly Carvalho, companheira de luta, filiada e atual mandatária pelo PT.

Não desistiremos e jamais abandonaremos qualquer um dos nossos companheiros e companheiras nesta luta contra o ódio. Estaremos no apoio e na luta junto com a companheira Isabelly Carvalho para garantir a sua segurança e de seu mandato”.

Foto: Câmara de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.