Iracemápolis, Cordeirópolis e Limeira adotam medidas de segurança nas escolas

Após ataques violentos em escolas, as prefeituras de Iracemápolis e Cordeirópolis anunciaram medidas de segurança. O Município de Limeira, por meio do vereador Elias Barbosa, presidente da Comissão de Educação, também informou estratégias.

Em Iracemápolis, a prefeita Nelita Michel disse em comunicado que reuniu-se para traçar ações estratégicas para prevenir e proteger as crianças e servidores públicos nos estabelecimentos de ensino. “De imediato serão alterados alguns protocolos nas escolas e pedimos a compreensão e o apoio dos pais e responsáveis para que possamos proteger o nosso bem mais precioso que são os nossos filhos. Seguimos de forma articulada mobilizando diversos setores para que o mais rápido possível possamos colocar em prática protocolos e estruturas especializadas de segurança nas escolas”.

Cordeirópolis anunciou nesta quarta-feira (5) a instalação de botão do pânico nas escolas. Por meio das secretarias de Governo, Segurança, Trânsito e Educação, o Município disse que efetuará a instalação dos dispositivos em todas as escolas da rede municipal para auxiliar na segurança dos alunos e funcionários. “A ideia é agilizar o atendimento em casos extremos, onde o nervosismo pode atrapalhar na conduta de qualquer profissional que tente procurar ajuda. No sistema, integrado na Central de Monitoramento, a Guarda Civil Municipal saberá exatamente o local onde precisará se deslocar com urgência”.

A Prefeitura diz que, por meio dos órgãos competentes, além da GCM e Polícia Militar, já faz o patrulhamento, inclusive em escolas estaduais. O botão é utilizado há alguns anos em Cordeirópolis, em casos extremos, onde o distanciamento é imposto por decisão judicial. Para cada botão instalado, um sinal é disponibilizado na Central se Monitoramento, o que auxilia no deslocamento imediato e certeiro do fato.

No caso das escolas, o “SOS Escola”, como será chamado, será instalado a partir das 7h, em todas as unidades escolares municipais, com imediata integração com os painéis de monitoramento.

Limeira

Em Limeira, o vereador Elias Barbosa se reuniu nesta quarta-feira (5) com o secretário Municipal de Segurança, Wagner Marchi, para discutir medidas de segurança nas escolas municipais. Na reunião, foram abordados os protocolos de segurança existentes e o vereador apresentou sugestões para aprimorar a segurança nas escolas.

O parlamentar sugeriu a implantação de controles de acesso, treinamento de funcionários e alunos, policiamento escolar, alarmes e sistemas de alerta. Elias Barbosa enfatizou que é importante garantir que apenas pessoas autorizadas possam entrar na escola, a importância que todos sejam treinados em técnicas de segurança e que haja segurança adequada nas escolas.

O secretário informou que, por meio do projeto Educar, aumentou a ronda escolar de imediato, já estuda para cada escola melhorias estruturais de segurança e a implantação de um plano de contingência, desde fevereiro, em casos que necessitem. Ele também explicou ao vereador que outras medidas de segurança estão sendo avaliadas para serem implementadas nas escolas, a exemplo do controle de acesso facial, possíveis detectores de metais, treinamento para pessoal da escola, além de um termo de referência para implantação do sistema de monitoramento que está em fase final.

Foto: Prefeitura de Cordeirópolis

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.