por Farid Zaine
@farid.cultura
Um dos mais longevos programas musicais da TV foi o “Viola, Minha Viola”, da TV Cultura, comandado por Inezita Barroso. Na abertura, a trilha instrumental trazia a música “Pau-Brasil”, cujo compositor é Gedeão Nogueira, o Gedeão da Viola, como ficou conhecido esse violeiro nascido em Limeira em 16 de abril 1945 e falecido em Barretos em 2005. Essa abertura ficou no ar por mais de dez anos.
Valorizar a história de um violeiro limeirense conhecido em todo o Brasil, motivou-me a criar o “Dia da Cultura Caipira Gedeão da Viola”, hoje uma lei de minha autoria em vigor no município; o dia é sempre comemorado no mês de abril, mês do nascimento do artista.
Além de manter viva a memória de Gedeão da Viola, o evento “Dia Municipal da Cultura Caipira” tem o objetivo de dar espaço a manifestações culturais que valorizam nossas raízes, criando oportunidade para que gêneros musicais importantes para nossa formação cultural não fiquem esquecidos.
A “música caipira”, nascida no interior, antes restrita às áreas rurais e cidades pequenas, revelou grandes talentos que depois se projetaram no cenário artístico nacional e internacional. Muitos gêneros deixaram de ser cultivados, e poucos ainda conservam a tradição, até como forma de resistência.
Novas gerações têm raras oportunidades de assistirem presencialmente, por exemplo, a apresentações de catira. No domingo, 21 de abril, a partir das 10h, no Esporte Clube Santa Rosa, no Bairro Jaguari, isso será possível, além de muito mais. É só conferir o release divulgado pela Prefeitura de Limeira:
“Neste domingo (21), acontece o evento “Gedeão da Viola”, no Esporte Clube Santa Rosa, às 10h. O evento celebra o Dia Municipal da Cultura Caipira. A entrada é gratuita. A realização é da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura.
O festival traz as raízes da cultura caipira, gerando entretenimento e conhecimento para o público com atrações musicais e comidas típicas.
O evento tem como atrações musicais a orquestra de violeiros Tom da Terra (Limeira), Orquestra Barbarense Feminina de Viola Caipira (Santa Bárbara d´Oeste), Orquestra de Violeiros Cordas de Mogi (Mogi Mirim), Folia de Reis – Cia de Reis São Lucas (Limeira), Catira – Irmãos Maroni (Mogi Mirim) e a dupla Gustavo Henrique e Matheus – Os Gêmeos da Viola (Limeira). As Orquestras de Violeiros tocam seu repertório separadamente, e ao final as três se apresentam conjuntamente, reunindo dezenas de violeiros.
A Praça de Alimentação conta com porções de tilápia, mandioca, polenta, batata, churrasco, pamonha, milho cozido, curau e sorvete, além de variados tipos de bebidas.
O acesso ao Esporte Clube Santa Rosa é pela Rodovia Anhanguera, Km 121”.
Como em outras edições, o “Dia Municipal da Cultura Caipira Gedeão da Viola” deve trazer alegria, emoção e culto às nossas raízes na edição deste domingo, 21 de abril de 2024.
Deixe uma resposta