GCM de Limeira cria Operação Silêncio e reforça efetivo contra “pancadões”

Em portaria publicada nesta quinta-feira (06/07), a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil de Limeira instituiu a “Operação Silêncio”. O objetivo é garantir a proteção das pessoas, vigilância dos bens e inibir perturbação de sossego por conta dos chamados “pancadões”. Para isso, a pasta abriu chamamento de guardas civis municipais, por meio da Diária por Atividade Complementar (DAC).

Com o instrumento, GCMs podem exercer atividades correlatas ao cargo fora do horário normal de trabalho, ou seja, nas horas de folga, com limite mensal de, no máximo, 10 diárias.

A portaria assinada pelo secretário de Segurança, Wagner Marchi, cria 13 vagas para quais os guardas interessados podem se inscrever. Os interessados atuarão nos dias 7, 8, 9, 14, 15, 16, 21, 22, 23, 28, 29 e 30 de julho (os quatro finais de semana do mês, incluindo a sexta-feira), sendo 12 vagas para o período das 18h às 4h e uma vaga para o mesmo período com atuação junto à Central de Operações Integradas (COPI).

Uma das vagas no desempenho operacional será preenchida por um subinspetor da GCM. O efetivo fará policiamento em pontos que serão definidos.

O projeto de lei complementar que permitiu a criação da DAC foi aprovado na Câmara de Limeira em abril deste ano e sob o contexto de novas medidas para coibir violência no âmbito escolar – ataques em diferentes escolas do país ocorreram naquele período.

A DAC já foi utilizada, também, no “feriadão” de Corpus Christi e também na “Operação Intervenção Limeira”, com foco no acolhimento e direcionamento de moradores de rua.

Foto: GCM

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.