Golpistas se passam por advogados de escritório de Limeira para pedir dinheiro às vítimas

Assim que o escritório Gianotto Sociedade de Advogados, de Limeira, tomou ciência de que os nomes dos sócios estavam sendo utilizados por golpistas para pedir dinheiro a potenciais vítimas, registrou boletim de ocorrência e divulgou alerta.

O contato é feito por aplicativo de mensagens, o WhatsApp. Em geral, os golpistas entram em contato e dizem que um processo foi finalizado, tendo a vítima R$ 100 mil a receber. No entanto, para ter acesso ao suposto valor os criminosos informam que é preciso fazer PIX de R$ 5 mil para pagamento de custas processuais. Já houve vítimas.

No boletim de ocorrência registrado no último dia 30, o escritório de advocacia informa o relato de pessoas que fizeram contato. Na abordagem por mensagem, os golpistas se passam pelos sócios. Até o momento, sabe-se que dois números de telefone estão sendo utilizados. Os dados foram informados à polícia.

Ao DJ, o advogado Giovanni Frasnelli Gianotto conta que a intenção da divulgação é tanto para alertar as pessoas em geral e também aos outros escritórios e profissionais do Direito sobre a prática. Ao público, a orientação de Gianotto é: “Desconfiem se receberem ligação de número diferente ao que estão habituados a contatar os escritórios. E, ao fazer qualquer transação bancária, certifiquem-se de que o beneficiário é o advogado ou o escritório em questão. Na dúvida, vá pessoalmente ao escritório”.

OUTRO ESCRITÓRIO

O escritório Reginaldo Costa Advogados Associados, também em Limeira, informou no início da tarde desta quinta-feira (6) que também está sendo vítima de golpistas. O advogado Reginaldo Costa disse que está tomando ciência hoje, com contatos de clientes abordados por WhatsApp com o mesmo modus operandi. “É muito importante que os clientes façam contato no número oficial do escritório 19 3713-5100 para esclarecer qualquer dúvida”, alerta. O escritório também já informou à OAB Limeira sobre o caso.

OAB Limeira também alerta

Presidente da OAB Limeira, advogado Marcio Fernandes Silva informa que a Ordem está sempre alertando nas redes sociais sobre cuidados com informações e orientando as pessoas a procurarem pessoalmente o advogado para confirmar qualquer informação sobre pagamento ou transferência. “Cuidado com as informações pessoais, certificar pessoalmente com o advogado contratado se o mesmo pediu valores e, ainda se pediu, verificar os devidos esclarecimentos antes de realizar qualquer transferência, pois se os valores solicitados forem aqueles diferentes dos contratados ou, se o pedido foi feito via WhatsApp, sempre confirmar pessoalmente no escritório ou ligar diretamente ao advogado antes de fazer qualquer pagamento”.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.