Escolas da rede municipal de Limeira têm 28 casos de Covid, aponta sindicato

Levantamento apresentado pelo Sindicato dos Professores (Apeoesp) à Prefeitura de Limeira nesta quinta-feira (27/05) aponta 28 casos confirmados de Covid-19 e outros 18 suspeitos em escolas da rede municipal de ensino. A identificação foi feita em 16 unidades escolares. “Um grau de contaminação alto pelo percentual pesquisado”, afirma a entidade.

O encontro, virtual, foi com a vice-prefeita Érika Tank e o secretário da Educação, André Luis De Francesco. Pela Apeoesp, participaram a coordenadora Érika Monteiro e os conselheiros Edivaldo Mendes e Elci Peixoto. A Apeoesp defende a volta do ensino online, em função da baixa presença dos alunos nas aulas presenciais, como forma de proteger a vida de profissionais e estudantes.

Na reunião, André e Erika reconhecem a existência de casos confirmados entre os profissionais da educação. O sindicato informou que usou o próprio boletim da Prefeitura para mostrar que a capacidade de atendimento hospitalar chegou no limite. A preocupação é o aumento na curva de contaminação pela Covid-19 e a baixa participação dos alunos nas aulas presenciais.

Entre os dias 19 de abril e 7 de maio, conforme levantamento da Apeoesp em 21 escolas, apenas 11,4% dos estudantes compareceram às aulas presenciais, enquanto 88,5% estavam em aprendizado remoto.

Os dados da Apeoesp devem ser levados ao comitê de enfrentamento da Covid-19, que se reúne na próxima segunda-feira (31/05). A Prefeitura retornou às aulas presenciais em abril, com base em autorizações e regras estipuladas pelo governo estadual em dezembro de 2020. No final de março, a educação básica virou atividade essencial, conforme decreto do governador João Doria, e não pode ser interrompida em períodos de calamidade pública, como o atual.

Nos últimos dias, o prefeito Mario Botion tem conversado com representantes da sociedade a respeito da evolução dos casos de Covid-19. Na Unidade Referência de Coronavírus (URC), os leitos de UTI estão 100% ocupados e a disponibilidade também é baixa na rede hospitalar privada. Assim como todo o Estado de São Paulo, Limeira está na Fase de Transição do Plano São Paulo, cujas regras vão até o próximo dia 14. No entanto, prefeitos têm autonomia para restringir as medidas.

Foto: Pixabay

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.