Engenharia social: hacker se passa por gerente de banco e “toma” R$ 79 mil

A Justiça de Limeira analisou nesta segunda-feira (25) a ação proposta por uma mulher contra a instituição bancária onde tem conta. Ela foi vítima de fraude após o hacker se passar pelo gerente bancário e requereu a responsabilização do banco pelo prejuízo, que chegou a pouco mais de R$ 79 mil.

O golpe teve início quando, em junho deste ano, a mulher começou a receber mensagens de texto em seu celular informando sobre compras não autorizadas. Logo em seguida, ela recebeu uma ligação e a pessoa fingiu ser o gerente da conta, inclusive possuía informações sigilosas da cliente.

Enganada, a mulher seguiu os procedimentos indicados pelo fraudador que consistia em mandar determinado valor para o setor de segurança bancária. Quando percebeu o crime, ela descobriu que, na verdade, tinha feito o empréstimo no valor mencionado acima e transferido para o criminoso. Sem sucesso ao buscar uma solução administrativa, ela judicializou o caso e pediu indenização por danos materiais.

A ação tramitou na 1ª Vara Cível de Limeira e o juiz Guilherme Salvatto Whitaker, com base no Código de Defesa do Consumidor (CDC), reconheceu que o banco falhou. “O golpista soube informar vários dados que apenas o banco poderia ter, como: número de conta bancária e número do telefone usado pela gerente. Mesmo com a falta de cuidado da parte consumidora quanto à realização de PIX para terceiros e à ligação fora do horário comercial, os extratos trazidos pela autora a confirmam que de fato as transações de alto valor não conferem com o perfil da autora, daí é possível verificar também a falha na prestação do serviço do fornecedor [art. 14 do CDC]”, citou na sentença.

O banco foi condenado a reembolsar a cliente, com juros e correção. Cabe recurso.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.