CoronaVac volta a acabar nos postos de Limeira; 800 ainda precisam receber reforço

A Secretaria de Saúde de Limeira informou que volta a aguardar o envio de mais doses da CoronaVac, vacina contra a Covid-19, para continuar a aplicação da segunda dose das pessoas que estão no prazo. O procedimento foi suspenso nos postos, temporariamente, até a chegada de doses. Segundo a pasta, cerca de 800 pessoas ainda precisam receber o reforço.

Por determinação do governo estadual, o município deve guardar 500 doses para imunização das gestantes com comorbidades. “Seguimos cobrando, insistentemente, o envio de mais doses. Não temos nenhuma previsão da Secretaria Estadual de Saúde ou da regional de saúde de quando essas doses chegarão”, explica o diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari.

O diretor lembra que as pessoas que ainda precisam tomar a segunda dose não devem se preocupar, pois pesquisas recentes mostram que não há menor eficácia quando a CoronaVac é aplicada em um intervalo de 28 dias ou mais. “A segunda dose é um reforço, que precisa ser tomado, mas não há limitação de sua eficácia se tomada após o prazo estipulado pelo Ministério da Saúde”, ressalta Ferrari.

A Secretaria de Saúde orienta que as gestantes com comorbidades devem fazer o agendamento para receber a vacina pelos telefones 3404-9674 e 3404-9871, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Durante a ligação, a gestante será informada quando e onde tomará a vacina. No dia, ela deve apresentar, além dos documentos, indicação médica de que pode tomar o imunizante, bem como declaração de comorbidade.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.