Ciesp Limeira abre inscrições para o 4º Prêmio de Boas Práticas Ambientais

O Ciesp Limeira, por meio de seu Grupo de Meio Ambiente (GMA), lançou nesta semana as inscrições para o 4º Prêmio GMA de Boas Práticas Ambientais. O evento vai premiar empresas dos setores da indústria, serviços, agricultura, educação e saúde que desenvolvem ações em prol da natureza e que já alcançaram resultados e podem ser exemplo a ser seguido por outras empresas.

De acordo com o coordenador do GMA, Helber Henrique de Oliveira Lorenzete, da Ajinomoto, o prêmio é uma oportunidade para as empresas mostrarem o compromisso ambiental por meio dos projetos realizados e resultados obtidos: “Independentemente da premiação, todas as empresas terão o seu reconhecimento como participante e são vencedoras pelo comprometimento com o meio ambiente”.

O objetivo do prêmio é reconhecer, estimular e incentivar as atividades desenvolvidas para recuperar, conservar ou melhorar a disponibilidade e a qualidade de recursos naturais e assim tornar-se exemplo para outros negócios que podem aplicar a mesma prática, independente do porte ou tamanho do negócio. Qualquer empresa que esteja na jurisdição da regional do Ciesp Limeira, formada pelas cidades de Limeira, Cordeirópolis, Engenheiro Coelho e Iracemápolis pode participar. Neste ano, o regulamento permite ainda que empresas de outras regiões sejam convidadas pelos membros do GMA, independente do seu porte, sendo associada ou não a entidade.

A participação é gratuita, sem taxa, e para se inscrever no prêmio a empresa deverá preencher o formulário de inscrição disponível no site do Ciesp Limeira (www.ciesp.com.br/limeira) até 10 de maio. Em seguida, é preciso enviar o projeto de acordo com o regulamento para o e-mail premiogma@ciesplimeira.org.br até o dia 28 de maio. Cada empresa poderá concorrer com apenas um projeto.

A avaliação será feita por uma comissão julgadora formada por pessoas de grande conhecimento e destaques de em suas áreas profissionais e sem ligação com a entidade. A entrega do prêmio e divulgação dos vencedores ocorrerá em setembro de 2021.

Critérios que serão avaliados e analisados pela comissão julgadora:

§  ineditismo do projeto;
§  potencial de difusão e de transferência do conhecimento obtido para outras empresas;
§  desenvolvimento de novos produtos ou conquista de novos mercados, a partir da implantação do projeto ambiental;
§  existência de instrumentos de gestão ambiental na empresa (como coleta seletiva, auditoria, certificação, destinação correta de resíduos, treinamentos ambientais, educação ambiental, entre outros);
§  otimização do uso de recursos naturais;
§  otimização de processo de produção, minimização da geração de efluentes líquidos e de resíduos sólidos, emissões gasosas, aumento da eficiência energética, entre outros;
§  utilização de tecnologias ambientais;
§  minimização da degradação ambiental;
§  apresentação de resultados obtidos com a implementação de medidas de melhoria, tais como: relação custo-benefício, benefícios ambientais, tempo de implantação, investimentos realizados e retornos financeiros;
§  integração e relacionamento harmonioso entre as partes interessadas (como as comunidades interna e externa, órgãos públicos, consumidores, entidades ambientalistas e outros);
§  projeto de Iniciativa da empresa ou TAC; 
§  iniciativa da empresa ou grupo.

GMA
O Grupo de Meio Ambiente, o GMA, foi fundado em 1990 com o objetivo de reunir profissionais da área para conscientizar as empresas da cidade e região para a preservação do meio ambiente, para isso, se reúne mensalmente na sede da entidade ou nas empresas através de reuniões itinerantes. Neste momento de pandemia, as reuniões estão sendo realizadas online. Desde sua fundação, o GMA realiza estudos, discute legislação, problemas comuns das empresas referentes ao meio ambiente com intercâmbio de informações e criação de parcerias, palestras, cursos, entre outros. Além disso, promove visitas técnicas e seus membros participam de importantes grupos de trabalho como as câmaras técnicas do PCJ, Conselhos Municipais e projetos da área.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.