Câmara de Iracemápolis aprova Lei Lucas para treinamento de primeiros socorros a educadores

Os vereadores de Iracemápolis aprovaram na sessão desta segunda-feira (21) projeto de lei que institui a “Lei Lucas”, que dispõe sobre a obrigatoriedade da realização de treinamentos em primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil do
município.

A nova lei, que deverá ser sancionada e regulamentada pela prefeita Nelita Michel, é de autoria do vereador Ralf Silva, que justificou a importância dos educadores estarem preparados e capacitados em situações de primeiros socorros até a chegada do Serviço Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ou Corpo de Bombeiros, evitando consequências trágicas.

Nesta terça-feira (22), o parlamentar esclareceu em suas redes sociais quem foi Lucas. “Lucas Begalli tinha apenas 10 anos quando perdeu a vida em uma excursão da escola que frequentava, em Campinas. Motivo: asfixia mecânica que ocorreu em questão de minutos. Ou seja, ele se engasgou com um pedaço de salsicha do cachorro quente que serviram no lanche. Mas não recebeu os primeiros socorros de forma rápida e adequada.

Lucas chegou a transferido em uma UTI móvel para a Santa Casa de Limeira, onde na época minha filha [de Ralf] estava internada na UTI, mas [Lucas] acabou falecendo. Ele sofreu sete paradas cardíacas em 50 minutos de tentativas de ressuscitação.

É possível que, se houvesse tentativas de reanimá-lo antes da chegada da UTI móvel, talvez ele estivesse vivo — o tempo nesses casos é um dos mais importantes fatores para a sobrevivência do paciente, pois os primeiros minutos são decisivos.

Daí surgiu a luta de Alessandra Begalli, mãe do pequeno Lucas em levar uma ideia adiante e a partir daí a capacitar o máximo de pessoas a salvar vidas.

Um dia prometi à mãe do Lucas que quando fosse vereador eu apresentaria o projeto de lei em Iracemápolis, e agradeço os demais vereadores em me ajudar aprovar”.

Limeira tem a Lei Lucas em vigência desde 2018. É de autoria da então vereadora Erika Tank, atualmente vice-prefeita. Diversas capacitações já foram realizadas na cidade a partir da exigência da medida municipal.

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.