A suspeita de uma nova cepa da Covid-19 em Limeira

Em coletiva on-line realizada no início da tarde desta sexta-feira (5), o prefeito Mario Botion (PSD), acompanhado de secretários e da vice, Erika Tank (PL), falou com preocupação sobre a velocidade das transmissões de coronavírus que ocorrem neste momento em Limeira. Além disso, o secretário de Saúde, Vitor Santos, revelou que cada vez mais jovens desenvolvem a forma grave da doença, são intubados e alguns não resistem.

As duas situações associadas levam as autoridades a suspeitar da circulação de variantes da Covid-19 na cidade. No entanto, o secretário frisou que só será possível confirmar após o sequenciamento genético de amostras de pacientes limeirenses que já foram enviadas ao Instituto Adolfo Lutz.

Cidades próximas já têm a confirmação de novas cepas, como Araras e Araraquara.

“O momento que vivemos hoje é muito mais grave que o vivido em todo o ano passado”, disse Botion. “Estamos em guerra biológica. Estamos em bombardeio de vírus e, neste cenário, precisamos nos isolar para nos proteger. Serão 15 dias de sofrimento, mas necessários para podermos avaliar a redução do contágio e salvar vidas”, destacou Santos.

Atualização desta sexta-feira mostra que a ocupação de leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está em 90,6% na Unidade de Referência Coronavírus (URC) – são 29 internados em UTI. Nos leitos clínicos, há 33 internados (ocupação de 68,8%) e, nos leitos de suporte ventilatório (emergência), dois internados.

Considerando-se as internações gerais (URC e hospitais), a ocupação total é de 76,6%, com 367 pacientes internados. Desses, 123 estão em UTI (ocupação de 82,6%) e 244, em leitos clínicos (ocupação de 73,9%). Do total de internados, 84 pessoas têm confirmação para Covid-19.

Botion também mencionou a média móvel de internações nos últimos 7 dias, que ficou em torno de 92%.

Mais três mortes foram confirmadas hoje. São de três mulheres, de 63, 76 e 77 anos. Com eles, o total de mortes é de 397. Há, ainda, duas mortes suspeitas em investigação, sendo um novo caso registrado hoje, de uma mulher de 63 anos.

Ao todo, o município contabiliza 20.237 casos confirmados – foram 168 registros nas últimas 24 horas.

Quase colapso

O secretário de Saúde usou o momento de sua fala para destacar dois pontos: O primeiro é esclarecer que, de acordo com ele, o sistema de saúde em Limeira ainda não colapsou, “mas estamos no limite”, admite. Vários outros municípios paulistas, e estados, já estão com o sistema de saúde colapsado.

Por isso, a necessidade da restrição de circulação e a Fase Vermelha, considerada acertada desta vez por Botion. “Precisamos da colaboração da população”.

O segundo ponto destacado pelo secretário foi: “As vacinas estão chegando. E esta é uma luz no fim do túnel”.

Mais 2.330 doses da CoronaVac

Limeira recebeu hoje (5) mais 2.330 doses da CoronaVac, do Instituto Butantan. As novas doses permitirão ampliar o público-alvo para idosos acima de 75 anos, a partir de segunda-feira (8). Para idosos que têm 70 anos ou mais e estão acamados, a imunização segue dentro do cronograma do PAD.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.