Vereador de Limeira faz desabafo contra racismo em moção por episódio no futebol

O vereador de Limeira, Jorge de Freitas, protocolou Moção de Apoio ao jogador Vinícius José Paixão de Oliveira Junior, conhecido como Vini Jr, pelo enfrentamento aos insultos e manifestações racistas por ele sofridos em disputa do Real Madrid, contra o Valencia, na Espanha, no último dia 21, e pela histórico de luta dele contra o preconceito racial.

“[São] persistentes e nefastos atos de racismo que ainda ocorrem em praticamente todos os países. A luta contra o racismo deve ser perene, até que se enraíze nas sociedades a consciência necessária para a mais completa e absoluta extinção de qualquer ação, omissão ou atos que deem causa ao racismo. Na sociedade brasileira, os negros – mas não
só – figuram como aqueles que mais sofrem com o racismo”, dizem trechos da moção.

O parlamentar também considerou importante que personalidades que têm projeção nacional e internacional nas suas áreas de atuação, que se posicionam contra o racismo, dão às suas manifestações alcance global. “As manifestações dessas personalidades têm considerável peso para tirar da inércia as instituições que deveriam agir com mais rigor
no combate ao racismo”, enfatiza.

Sobre Vini Jr., a moção descreve que, assim como o brilhantismo de sua qualidade futebolística, ele também sempre sustentou seus posicionamentos, manifestações e firmes atitudes contra o racismo. “Uma dessas manifestações, fartamente divulgadas nas redes sociais, se deu em setembro de 2022, quando postou vídeo com forte manifestação antirracista, postagem essa repetida por titulares de outras mídias sociais e até de veículos de comunicação social”. O conteúdo foi transcrito no documento, assim como o episódio do último dia 21.

“Considerando que diversas instituições brasileiras agiram prontamente cobrando medidas do governo espanhol, tais como o fizeram o Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Igualdade Racial, Ministério da Justiça e Segurança Pública e Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, por seus respectivos titulares, respectivamente, Ministros Mauro Vieira, Anielle Franco, Flávio Dino e Silvio Luiz de Almeida”. É citado o parlamento e outras instituições, assim como afirma a pertinência de o Legislativo limeirense também se manifestar.

A moção será lida em plenário e, sendo aprovada, deverá ser encaminhada a diversas representatividades em Brasília, assim como a Maria Del Mar Fernandez-Palacios Carmona, embaixadora da Espanha no Brasil, e Miguel Gómez de Aranda Villén, Cônsul-Geral da Espanha em São Paulo.

Foto: Divulgação/ Câmara de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.