URC de Limeira é encerrada após queda de casos de Covid-19

O convênio da Prefeitura de Limeira com os hospitais públicos e particulares para a criação e manutenção da Unidade de Referência Coronavírus (URC) se encerrou nesta quinta-feira (30/09). A partir desta sexta-feira (01/10), o local deixa de ser a referência para internação de pacientes de Covid. O atendimento aos pacientes será mantido, dentro da demanda do município.

O Hospital Humanitária, que abrigou a URC, vai manter 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atendimento à necessidade. A medida vai ao encontro da desaceleração de casos de coronavírus e o controle da pandemia. Segundo o secretário de Saúde, Vitor Santos, a vacinação foi o principal fator. “Hoje, temos o menor número de confirmações de casos em Limeira e o menor número de internações na URC”, afirma.

O prefeito Mario Botion citou o início da URC, que começou com 12 leitos e chegou a ter mais de 100, entre UTI, enfermaria, suporte ventilatório e de observação. “No início da pandemia tomamos a iniciativa de reunir os hospitais públicos e privados do município com o intuito de atender toda a população, indiscriminadamente, conforme necessário. E cumprimos isso”, disse.

Ainda segundo Botion, a união da rede pública e particular, junto da prefeitura, objetivou o investimento de recursos de forma adequada. “Foi essa união de forças que permitiu que não precisássemos transferir pacientes para fora, e ainda, acolher aqueles de outras cidades. Agora, fica como um legado para a cidade todo o investimento feito nesse espaço”, cita.

Conforme Vitor Santos, a partir de agora, o atendimento seguirá um protocolo específico: pacientes com suspeita de Covid devem procurar as unidades de Pronto Atendimento do município, ou ainda, as unidades de Pronto-Socorro dos planos médicos, para pacientes conveniados. Se houver a confirmação para coronavírus e necessidade de internação em UTI, os pacientes serão direcionados à Humanitária.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) também poderão realizar atendimento ambulatorial para quem tiver sintomas leves de Covid-19. No caso de pacientes conveniados, a orientação é procurar os consultórios médicos. “A tendência é que essa doença se incorpore às demais enfermidades existentes e cada setor atenderá os munícipes conforme a demanda”, explica Santos.

Na tarde de hoje, o prefeito Mario Botion reuniu os funcionários da URC para um momento de agradecimento. Foram mais de 2,7 mil internações somente na URC desde abril de 2020. Participaram na ocasião o secretário de Saúde, Vitor Santos, a diretora de Urgência e Emergência, Maria Fernanda Olívio Dionizio, o coordenador da URC, André Dahmen Rodrigues, a gerente administrativa da Humanitária, Irene Suselei Von Zuben, e o vereador Everton Ferreira.

Foto: Prefeitura de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.