Suspeito de liderar mega assaltos foge de Limeira ao Pará e acaba preso

A Polícia Militar do Pará prendeu, no último domingo (18/12), E.A.F., de 37 anos, conhecido como “Pinga”, um dos mais procurados assaltantes a banco e carro-forte do Brasil. Ele é suspeito de participar do crime que assustou Araçatuba (SP), em 2021, e foi detido após ter sido monitorado de um deslocamento entre Limeira e Moju, cidade do nordeste paraense, onde foi detido.

Em outubro, o DJ noticiou que a Polícia Federal (PF), em mais uma etapa da investigação do violento roubo ocorrido em Araçatuba, cumpriu mandados de busca e apreensão em Limeira. A ação criminosa se desenrolou com o uso de artefatos explosivos, utilização de reféns como escudo humano e mortes. A PF não revelou mais detalhes sobre a ação em Limeira e as ligações da cidade com o crime.

A prisão de Pinga se deu após troca de informações entre a Polícia Militar do Pará e outros órgãos de inteligência da PM do Distrito Federal e da Polícia Federal de São Paulo. “Ele tem envolvimento em vários assaltos a bancos. Foi dado cumprimento ao mandado de prisão da Justiça de São Paulo”, disse o comandante-geral da PM do Pará, coronel Dilson Júnior. O governador Helder Barbalho, por meio de suas redes sociais, anunciou a prisão.

Segundo o governo do Pará, o foragido foi abordado na cidade de Moju por agentes do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV/CPE), Grupamento Tático Operacional (GTO/CPR IX) e Batalhão de Operações Especiais (Bope/CME), que já tinham informações, desde a última sexta-feira (16), de um possível deslocamento de Elinelson entre os municípios de Belém e Jacundá, na região Sudeste.

Tanto o site UOL quanto o Hoje Mais, de Araçatuba, informaram que Pinga se perdeu após vários meses monitorado. Contudo, foi a Polícia Civil de Bauru (SP) que teria descoberto que o suspeito fugiu de Limeira rumo ao Pará. Com a informação, a PM e a PF no Pará se prepararam para abordá-lo.

Ainda de acordo com a polícia, o acusado apresentou documentação falsa e, na hora da prisão, estava acompanhado de um casal. A PM interceptou o veículo em uma barreira policial, montada estrategicamente para a prisão.

O suspeito foi conduzido para a Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), em Belém, e será encaminhado à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), onde está à disposição da Justiça. O casal também foi levado à Divisão de Repressão. Contra Pinga, constava um mandado de prisão expedido pela Justiça Federal de Araçatuba por participação em assaltos a bancos em Ourinhos (2020) e Araçatuba (2021).

Com informações da Agência Pará e PM-PA

Foto: PM-PA

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.