Sem aviso prévio aos usuários, transporte coletivo sofre mudanças para atender fase restritiva em Limeira

Sem qualquer aviso prévio aos usuários, a SOU Limeira, braço da Sancetur responsável pela operação do transporte coletivo em Limeira, modificou os horários das linhas de ônibus para se adequar às restrições impostas pelo Governo do Estado de São Paulo para conter a transmissão de Covid-19.

No site da empresa, aparece um breve comunicado, que informa: “Atenção usuários: conforme decreto municipal 205 de 2021, estaremos readequando os horários das linhas para o atendimento à fase emergencial do Plano SP e ao Ministério Público a partir de 23 de junho de 2021”.

Até o momento, a Prefeitura de Limeira não divulgou qualquer comunicado que avisasse a população, com antecedência, as mudanças que estão sendo feitas. Os impactos foram sentidos na manhã desta quinta-feira, com relatos de atrasos em várias linhas.

Desde o dia 8, quando a Sancetur enviou ofício à Prefeitura informando que teria de suspender o transporte coletivo caso o repasse de subsídio não fosse regularizado – a Câmara Municipal, na ocasião, ainda analisava o projeto de lei da Prefeitura de Limeira -, o setor vive um impasse. A empresa alega que, sem o subsídio, não tem condições de operar. No dia 17, os ônibus não circularam – a Sancetur apontou greve ilegal dos trabalhadores, mas o sindicato da categoria alega que a própria empresa impediu a saída dos veículos, como forma de pressionar os vereadores pela aprovação do subsídio.

Naquele dia, o Ministério Público pediu e a Justiça de Limeira determinou o retorno dos ônibus conforme acordo judicial homologado. A partir disso, a empresa anunciou uma reorganização em seus quadros, causando receio de demissões no setor. No entanto, apenas os motoristas que fazem o transporte escolar não tiveram os contratos renovados, como o DJ mostrou ontem.

O DJ procurou a Prefeitura de Limeira, o Ministério Público e o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Urbano de Limeira para mais informações, que serão atualizadas neste texto assim que estiverem disponíveis.

Atualização às 11h: Sobre o comunicado da Sancetur, o Ministério Público informou que não recebeu qualquer comunicação prévia da empresa a respeito da redução da frota a partir do dia 23.

Atualização às 17h30: A Prefeitura de Limeira informou que não foi notificada oficialmente sobre qualquer alteração realizada pela empresa responsável pelo transporte público a esse respeito.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.