Saúde de Limeira tem 19,2 mil consultas e exames represados na fila por conta da pandemia

A fila de consultas e exames que ficaram represados durante a pandemia em Limeira foi pauta da reunião da Comissão de Saúde da Câmara de Limeira nesta quinta-feira (30/09). Dados levantados pelo presidente do colegiado, Everton Ferreira (PSD), indicam que há 19.257 procedimentos à espera de atendimento. O vereador também apresentou uma estimativa de recursos para que os serviços sejam feitos: R$ 2,3 milhões.

As informações foram disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde e atualizadas até o último dia 27. Na planilha, estão acumulados 11.251 exames e 8.006 consultas. O parlamentar explicou que o número se refere à quantidade de procedimentos e não necessariamente ao quantitativo de pessoas na fila, uma vez que um usuário pode ter solicitado mais de uma consulta ou exame.

Entre os exames, as cinco especialidades que mais demandam atendimento são: ultrassonografia transvaginal (2.351), raios X simples (2.217), ultrassonografia de articulações (1.730), ultrassonografia de abdômen total (759) e mamografia bilateral (612). O tempo médio de espera de um paciente é de 120 dias, a depender da área solicitada, segundo o Executivo informou ao presidente da comissão.

Em relação às consultas, a espera é maior para oftalmologia (2.957), dermatologia (1.066), neurologia clínica (564), serviço social de planejamento familiar, ou seja, para famílias que necessitam de triagem para realização de vasectomia (548). Em seguida, está psicologia (438), entre os serviços mais aguardados na fila. Para ser consultado em algumas especialidades, o paciente do Sistema Único de Saúde (SUS) pode ter que aguardar até 100 dias.

Segundo a Comissão de Saúde, em tempos normais, fora do cenário atual agravado pela pandemia de Covid-19, a espera é de, no máximo, 45 dias. O vereador Marco Xavier (Cidadania) citou que os cidadãos de Limeira contam com um sistema que permite consultar a posição exata na fila de consultas e de exames. O serviço foi instituído pela Lei 5.976/2018, de autoria dele, e pode ser acessado no site da Prefeitura. 

Os membros da comissão vão enviar ofício ao Executivo pedindo que seja informada qual a estratégia da Secretaria para zerar as respectivas filas até o final de dezembro deste ano.

Foto: Pixabay

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.