Central de Ambulâncias de Limeira será transferida para prédio perto do Samu

Durante a celebração dos 10 anos de atividades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Limeira, o prefeito Mario Botion anunciou nesta quinta-feira (30/09) a construção de um prédio que vai abrigar a Central de Ambulâncias. Atualmente, os veículos ficam em um galpão adaptado na rua Cunha Bastos, na região central.

O serviço de ambulância é disponibilizado pela Secretaria de Saúde de Limeira para transportar pacientes atendidos pelo SUS para outros municípios, alta hospitalar e a locomoção de pacientes para hospitais e prontos-atendimentos. O serviço é feito mediante agendamento.

A intenção da Prefeitura é deixá-la próxima do Samu, que funciona em um prédio às margens da Via Antônio Cruanes Filho, trecho do anel viário. “Nossa intenção é unir a linha branca (ambulâncias) ao Samu, em uma gestão centralizada”, disse Botion.

Além das viagens dentro da própria cidade, a Central de Ambulâncias dá suporte a pacientes acamados que precisam deslocar-se até a rede hospitalar ou a unidades de fisioterapia e hemodiálise. Além disso, também leva pessoas que fazem tratamento em locais mais distantes, como o Hospital de Câncer de Barretos e outros no interior de São Paulo.

10 anos de Samu

Funcionando 24 horas por dia, o Samu limeirense contabiliza, só neste ano, 16.862 atendimentos. Além de Limeira, o serviço atende Cordeirópolis. Em ambas as cidades, o telefone é o 192. A solenidade que marcou os 10 anos de atividades contou com a presença de autoridades, representantes do Corpo de Bombeiros, além de diretores e demais funcionários do Samu.

Botion anunciou uma ação para requalificar todo o prédio do Samu, ampliando o espaço dedicado à educação dos profissionais. A presidente do Fundo Social, Roberta Botion, entregou à equipe do Samu mensagens de agradecimento escritas por alunos de escolas da rede municipal e privada, além de grupos da terceira idade. As cartinhas fazem parte de uma iniciativa do Fundo Social, denominada “Injeção de Ânimo”, como forma de reconhecer e incentivar os profissionais da área de saúde que estão trabalhando na linha de frente durante a pandemia de coronavírus.

Atualmente, o Samu realiza em média 1.800 atendimentos por mês. Em 2020, houve 22.269 ocorrências, número ligeiramente superior ao registrado em 2019, quando os telefones da Central de Atendimento tocaram 21.531 vezes. No comparativo 2021/2020 a tendência de aumento das ocorrências também se manteve, com 15.534 atendimentos de janeiro a agosto deste ano, contra 14.827 no mesmo período do ano anterior, crescimento de 4,7%.

O Samu mantém 93 funcionários, que recebem treinamentos, dentre eles, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, motoristas socorristas, operadores de rádio, técnicos de regulação médica, pessoal administrativo, entre outros.

As ligações para o Samu (192) são gratuitas e podem ser feitas de qualquer telefone, fixo ou celular. O serviço deve ser acionado em situações que envolvem risco de sequelas graves ou que possam levar o paciente à morte.

Foto: Adilson Silveira/Prefeitura de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.