Santa Casa de Limeira: 96% dos que lotam PS no pós-Natal poderiam ser atendidos em UBSs

A Santa Casa de Limeira divulgou no início da tarde desta segunda-feira (27) a realidade do Pronto-Socorro (PS) no pós-Natal. Conforme o hospital, o atendimento de urgência está lotado de pessoas com sintomas gripais, que poderiam ser atendidas nas unidades básicas de saúde (UBSs) em ao menos 96% dos casos.

“A Santa Casa de Limeira é referência em alta e média complexidade e na Urgência e Emergência do Pronto-Socorro, a prioridade são pacientes da emergência, aqueles que correm risco de morte iminente; depois, os pacientes da urgência, que necessitam de atendimento rápido pois o estado de saúde é grave”, diz a nota.

O hospital tem como dar estas informações porque o PS conta com a triagem, que é feita por enfermeiros, baseada no protocolo internacional de Manchester, que por meio de uma escala, classifica os pacientes conforme o grau da gravidade e por cores.

“96% das pessoas que estão aguardando por atendimento, estão classificados como NÃO URGENTE, e poderiam ser atendidas nas unidades básicas de saúde para maior resolutividade. A cor azul representa a classificação mais simples para casos que o paciente pode aguardar atendimento ou ser encaminhado para outra unidade de saúde. O tempo de espera pode ser de até 4 horas e envolve pacientes com queixas de dores crônicas, aplicação de medicação com receita, troca de sondas, entre outros”.

De acordo com a enfermeira supervisora do PS SUS, Eliane Marta, “muito desses pacientes estão vindo até o PS com sintomas gripais na expectativa de realizar exame da Covid-19 ou da nova influenza H2N3. A Santa Casa realiza os exames apenas em casos em que o paciente esteja internado na instituição”, esclarece.

O hospital relata que há pacientes aguardando do lado de fora e outros aglomerados com acompanhantes dentro do PS, o que pode agravar situação de pacientes que ali estão em situações vulneráveis. “Mais uma vez, pedimos a compreensão de todos para compartilhar a informação de que é importante avaliar se o que você está sentindo é uma demanda de urgência ou emergência para escolher entre o atendimento do PS da Santa Casa ou de uma UBS”.

Foto: Divulgação/Santa Casa de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.