RMP ganha nova estância turística em lei de consolidação do turismo em São Paulo

O governador João Doria (PSDB) encaminhou um novo projeto de lei à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para consolidar, em um único texto, o ranqueamento de cidades turísticas do Estado de São Paulo. E a Região Metropolitana de Piracicaba (RMP) ganhou uma nova estância turística: Araras.

Araras se juntou à Águas de São Pedro, Analândia e São Pedro como os municípios classificados como Estâncias Turísticas e que integram a RMP. Em todo o Estado de São Paulo, somente 70 cidades já têm (ou terão, caso de Araras) esta classificação.

Na relação de Municípios de Interesse Turístico (MIT), a RMP é representada por Limeira, que já recebeu a classificação em 2017, e Ipeúna. Após a aprovação do novo projeto de lei pela Assembleia e a sanção do governador, todas as leis anteriores que, de forma individual, davam os títulos aos municípios estarão revogadas e a nova lei passa a estipular o novo ranqueamento.

A inclusão de Araras como estância turística foi confirmada às autoridades locais na última sexta-feira (03/09) pelo vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB), em visita a cidade após passar por Limeira. “Essa chancela de Estância Turística vai nos garantir mais status, promover mais infraestrutura para a nossa cidade. O turismo vai fazer Araras subir de patamar na região, ser um município mais pujante. Além dos visitantes futuros, o turismo vai promover mais oportunidades de emprego para o nosso povo”, afirmou o prefeito Pedrinho Eliseu (PSDB).

Ao ser elevada à condição de estância turística, a cidade terá acesso, já no próximo ano, a verbas do Fundo de Turismo. Já os Municípios de Interesse Turístico (MIT), como Limeira e Ipeúna, também recebem recursos anuais do Estado para investimentos em infraestrutura. O Plano Diretor de Turismo limeirense contempla, por exemplo, o turismo de negócios (joias e folheados), rural (zona rural) e histórico (fazendas).

Foto: Prefeitura de Araras

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.