Projeto quer conscientização sobre psicofobia em Cordeirópolis

Um projeto de lei apresentado nesta sexta-feira (19/02) na Câmara de Cordeirópolis quer instituir o Dia Municipal de Conscientização e Enfrentamento à Psicofobia, que deve ser incluído no Calendário Oficial da Câmara e lembrado todo 12 de abril.

A autora da proposta é a vereadora Mariana Tamiazo (Cidadania). A finalidade, conforme a redação da propositura, é a conscientização sobre psicofobia em suas diversas manifestações.

Psicofobia é o preconceito com pessoas com transtorno mental, como depressão, transtorno de ansiedade, transtorno bipolar, bulimia, entre outros. “O preconceito pode ser caracterizado por negligência, rejeição e maus-tratos que podem agravar o estado de saúde da pessoa que sofre com algum transtorno psicológico, podendo levar a pessoa ao suicídio”, diz a vereadora, na justificativa.

A data, 12 de abril, foi estipulada pelo Senado por ser o dia do nascimento do humorista Chico Anysio, que era portador de depressão e sofreu preconceito por sua doença. “A informação é melhor arma contra qualquer tipo de preconceito”, completa Mariana. O projeto vai tramitar pelas comissões da Câmara antes de ir ao plenário.

Foto: Câmara de Cordeirópolis

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.