Prefeitos da região cobram mais vacinas e recursos para ampliação de leitos

Em reunião que ocorreu nesta quarta-feira (24), prefeitos da região sugeriram a possibilidade de questionar o Estado de São Paulo sobre os critérios de distribuição das vacinas, além de cobrar o Governo Federal sobre recursos para ampliações de leitos nas cidades que têm hospitais. De forma remota, o encontro teve a participação dos prefeitos José Adinan Ortolan (Cordeirópolis), Mario Botion (Limeira), Nelita Michel (Iracemápolis), Gino da Farmácia (Santa Gertrudes), Pedro Eliseu Filho (Araras) e Gustavo Perissinotto (Rio Claro).

O agendamento da reunião teve como objetivo discutir medidas mais severas para impedir o aumento da contaminação pela Covid-19, bem como as medias anunciadas recentemente pelo governador João Doria (veja reportagem aqui), porém, nesse ponto, não houve avanço na discussão porque a intenção dos chefes dos Executivos é trabalhar a conscientização da população . De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Cordeirópolis, também foi proposta a elaboração de um documento para questionar o Estado sobre os critérios de distribuição das vacinas. Há preocupação dos prefeitos em imunizar a população, ampliar a oferta de leitos e conscientizar a população sobre ações de prevenção para evitar a contaminação pela nova variante do coronavírus, já identificada em Araras.

Quanto às doses da vacina, nesta semana, por exemplo, a Prefeitura de Cordeirópolis receberia 160 doses, mas pelo Governo Federal, e Adinan criticou o volume. “Depois de esperar duas semanas para receber nova remessa de vacinas, hoje [24] foi anunciada a nova grade de distribuição. Apenas 160 doses para Cordeirópolis, que mal dá para atender os idosos de 80 a 85 anos na primeira dose. Todas as cidades do Brasil receberam essa quantidade pífia que mal dá para dois dias de campanha de vacinação da Covid19. Nesse ritmo, vamos demorar dois anos para vacinar toda a população. Se não tem competência para isso, liberem os Estados e Municípios para comprar vacinas”, se posicionou Adinan em sua rede social.

Limeira, no dia 19, suspendeu a vacinação espontânea nos postos e no drive-thru do público-alvo prioritário contra a Covid-19, à espera de novas doses do Estado, e manteve a vacinação apenas dos grupos agendados – profissionais da saúde e idosos acamados com 70 anos ou mais.

AMPLIAÇÃO DE LEITOS
Outro assunto discutido na reunião foi a ampliação de leitos nos hospitais. Conforme a imprensa de Cordeirópolis, há ampliação de leitos nos municípios onde há hospitais, mas falta recurso do governo federal.

As cidades têm trabalhado com verbas próprias ou do Estado, mas os prefeitos discutiram a possibilidade de cobrar o Governo Federal para que também faça aporte financeiro.

Quanto à variante da Covid-19, identificada em Araras, nas cidades dos prefeitos que participaram da reunião nenhum caso foi identificado, mas há preocupação com o reflexo que ela possa causar, além de trabalhar com ações para que a população redobre a atenção.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.