A Delegacia Seccional de Limeira, responsável pela Polícia Civil em oito cidades da região, incluindo Iracemápolis e Cordeirópolis, criou a partir desta sexta-feira (18) o Grupo de Operações Especiais (GOE). Com a criação do GOE, o Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (GARRA), existente desde fevereiro de 2019, foi extinto.
Conforme a portaria que criou o GOE, a unidade será composta por policiais civis de qualquer carreira, preferencialmente entre aqueles com certificado de participação em cursos ministrados pela Academia de Polícia. O grupo terá um delegado como encarregado e cada equipe deverá ser composta por, no mínimo, dois policiais civis – excepcionalmente, em caso de férias, licenças e outros afastamentos, poderá atuar uma equipe com três policiais.
A área de atuação do GOE corresponderá à circunscrição da Delegacia Seccional de Limeira, ou seja, atenderá Limeira, Iracemápolis, Cordeirópolis, Pirassununga, Santa Cruz da Conceição, Araras, Leme e Conchal, mediante autorização do delegado seccional, Antonio Luís Tuckumantel.
A portaria que criou o GOE também estabelece suas atividades:
Atendimento de ocorrências que exijam o uso de táticas policiais especializadas;
Intervenção em cadeias públicas, onde estejam ocorrendo motins ou rebeliões de presos, ainda que não haja reféns;
Entradas táticas em imóveis ou veículos visando realização de buscas, apreensões ou prisões, observada a legislação vigente, sempre que os meios convencionais revelarem-se insuficientes para os objetivos;
Auxiliar na manutenção da segurança e da ordem em unidades policiais, em caso de extrema necessidade;
Atuar no reforço do plantão permanente da Delegacia Seccional, em períodos específicos e em casos de extrema e comprovada necessidade.
Outra regra estabelecida trata sobre o acionamento do GOE para missões. Para esse tipo de procedimento, um delegado deverá requerer a solicitação ao seccional, que irá analisar e decidir quanto à atuação do grupo.
A criação do GOE revogou a portaria que criou, no ano passado, o GARRA.
Foto: GOE/Polícia Civil
Deixe uma resposta